Início / Listagens / Património Arqueológico

Património Arqueológico

Início / Listagens / Património Arqueológico
Património Arqueológico

O concelho é rico em vestígios da intensa ocupação humana que se tem verificado desde o Paleolítico até à atualidade, uma vez que a sua boa localização geográfica e clima ameno favoreceram o estabelecimento de populações de forma contínua.

O património arqueológico concelhio reúne, assim, um conjunto diversificado de sítios de cronologias e tipologias distintas, bem como o espólio proveniente das várias estações arqueológicas identificadas. 

Locais como a necrópole de Alapraia ou as Grutas de Poço Velho, bem como as villae romanas de Freiria, do Alto do Cidreira ou Casais Velhos, tornaram-se referências da arqueologia cascalense.

Outros sítios há, contudo, que, não tendo a mesma visibilidade que estes locais, contribuíram para  a construção da história do atual território de Cascais.

A investigação desenvolvida por Guilherme Cardoso para a Carta Arqueológica do Concelho de Cascais, editada pela autarquia em 1991, bem como os trabalhos efetuados nas décadas de 80 e 90 do século XX pelo então Gabinete de Arqueologia municipal contribuíram sobremaneira para o conhecimento e divulgação do património arqueológico concelhio.

Título equipamentos: 
Saiba mais
Cetárias romanas (Cascais)
Cetárias romanas (Cascais)
Gruta de Porto Covo
Gruta de Porto Covo
Grutas de S. Pedro do Estoril
Grutas de S. Pedro do Estoril
Grutas do Poço Velho
Grutas do Poço Velho
Voltar

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais