Início / História / Cascais, 1850-1910
Início / História / Cascais, 1850-1910
Texto: 

PAREDE E O SANATÓRIO DE SANT'ANA


A Parede era já um importante núcleo populacional, associado à extração e preparação de pedra, onde subsistia, também, uma pequena comunidade piscatória e alguns agricultores.

Ainda que o seu território costeiro se caracterizasse por retângulos de terreno por cultivar, circundados de muros de pedra solta, que testemunhavam a devastação provocada pela filoxera nas vinhas produtoras do apreciado Carcavelos, em 1885, a localidade assistiria, a partir de 1890, ao nascimento de uma nova área, entre o caminho-de-ferro e o oceano, por iniciativa de José Nunes da Mata, que nesse ano a visitou pela primeira vez. Divulgou-se, depois, por intermédio do Sanatório de Sant'Ana, idealizado por Amélia e Frederico Biester, cuja primeira pedra seria lançada em 1901.

A instalação do edifício no sítio das Saínhas, junto ao mar, fora definida pelo médico Dr. Sousa Martins, em colaboração com o seu colega e amigo, Dr. Francisco Rompana. Todavia, a materialização do Sanatório de Sant'Ana foi algo atribulada, pela resistência dos habitantes locais, assustados com a ideia de o ver erigir junto às suas casas. Surgiu, mesmo, a crença de que se encontrava amaldiçoado, pela sucessão de falecimentos dos intervenientes: primeiramente do Dr. Sousa Martins, depois do Dr. Bento de Sousa, seu sucessor; de Frederico Biester e, mais tarde, de D. Amélia Biester. Impressionado com o sucedido, José António Gaspar, professor da Academia das Belas Artes e primeiro arquiteto a quem fora encomendado o projeto para o edifício que o Dr. Sousa Martins idealizara, abandonou, mesmo, a obra. Apenas a determinação de D. Claudina de Freitas Chamiço, tia e herdeira de D. Amélia Biester, permitiu a concretização do projeto, convidando o arquiteto Rosendo Carvalheira para a planificação do edifício, que contou, também, com o apoio dos colegas Norte Júnior, António do Couto, Marques da Silva e Álvaro Machado. Desta forma, a 31 de julho de 1904 seriam inauguradas as três secções já concluídas do edifício, que veio a ser definitivamente terminado em 1912.

Sanatório da Parede
Sanatório da Parede
Sanatório da Parede
Sanatório da Parede
Sanatório da Parede
Sanatório da Parede

+ Sobre cascais