Início / História / Cascais, 1910-1950
Início / História / Cascais, 1910-1950
Texto: 

CASCAIS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL


O eixo Cascais-Estoril foi escolhido como lugar de passagem ou de exílio por muitas pessoas que aí buscaram, antes, durante e depois da II Guerra Mundial, a segurança que os seus países de origem já não garantiam.

Logo em 1936 chegam inúmeros espanhóis fugidos à Guerra Civil que grassava no seu país, sendo ainda hoje recordado o acidente de avião ocorrido nesse ano na Areia, que vitimou o General Sanjurjo, que em 1934 instalara o seu quartel-general no concelho. Com o início da II Guerra Mundial surgiriam os primeiros apátridas, antigos alemães agora sem nacionalidade, de entre os quais importa recordar o escritor Stefan Zweig. Ainda assim, o maior êxodo ocorreu após a invasão de França, em 1940, deslocando-se, então, até à região milhares de estrangeiros em fuga, que esperavam embarcar para a América. Na Colónia Balnear Infantil de O Século receberam-se, mesmo, crianças refugiadas, no ano de 1941. Para além de milhares de anónimos, por aqui passaram personalidades como Calouste Gulbenkian, Vinicius de Morais, Antoine de Saint-Exupéry, Thomas Mann, John Maynard Keynes, Edward Murrow, Leslie Howard, Alexander Alekhine, Indira Nehru, Robert Rothschild, Isabelle d'Orléans e Sara Guggenheim, cuja presença foi registada nos boletins de alojamento em hotéis, pensões e casas particulares – palco privilegiado para o desenvolvimento de atividades de vigilância mútua, recolha de informações, espionagem e contra-espionagem – que ainda hoje se preservam no Aquivo Histórico Municipal de Cascais. Não causa, assim, espanto ter sido no Estoril que Ian Fleming, agente especial ao serviço dos aliados, inventou, em 1941, a figura de James Bond...

Finda a Guerra, o concelho assumiu-se como local de exílio de reis destronados. Em fevereiro de 1946 os Condes de Barcelona instalar-se-iam no Estoril. Em junho chegou o Rei Umberto de Itália, que preferiu fixar-se em Cascais. Já em outubro de 1947 foi a vez do Rei Carol II da Roménia também passar a residir no Estoril, a quem se sucedeu, um ano depois, o Almirante Horty, regente da Hungria e os Arquiduques da Áustria-Hungria.

Calouste Gulbenkian, Boletim Individual
Calouste Gulbenkian, Boletim Individual
Alexandre Alekhine, Boletim Individual
Alexandre Alekhine, Boletim Individual
John Keynes, Boletim Individual
John Keynes, Boletim Individual
Ian Fleming, Boletim Individual
Ian Fleming, Boletim Individual
Isaiah Berlin, Boletim Individual
Isaiah Berlin, Boletim Individual

+ Sobre cascais