Rotas Literária e dos Escritores celebram Livro Português.
O Dia do Livro Português é comemorado a 26 de março. A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.
Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, já que foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o "Pentateuco", em hebraico. O livro saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de "Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto".
Aceite o nosso convite e celebre o Dia do Livro Português percorrendo a Rota Literária e a Rota dos Escritores. Uma oportunidade para ficar a conhecer melhor a riqueza da nossa literatura e os lugares onde os nossos escritores se inspiraram para escrever as suas obras, muitas das quais verdadeiros clássicos da língua portuguesa.
ROTA LITERÁRIA DE CASCAIS
A vila de Cascais emana invariavelmente uma noção de lazer prazeroso e por isso surge como cenário privilegiado para estórias, personagens e escritores. Ainda o advento ferroviário do final do século XIX não havia iniciado e já Almeida Garrett se escapulia furtivamente até Cascais, em busca do seu amor proibido, a Viscondessa da Luz. Com o progressivo esbatimento das distâncias entre a vila e a capital, outros seguiram seu exemplo, como Ramalho Ortigão ou Branquinho da Fonseca.
A partir destas múltiplas referências que ligam os livros à vila, nasce a Rota Literária de Cascais, pela mão de António Ribeiro, aluno de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Saiba mais sobre esta Rota aqui
ROTA ESCRITORES EM CASCAIS
A Rota Escritores em Cascais reúne a(s) história(s) de muitos poetas e escritores que visitaram Cascais, sobretudo a partir dos finais do século XIX, quando a vila se transformou, durante o período do ano consagrado aos banhos de mar, na capital do lazer em Portugal. Nenhum destes homens e mulheres lhe foram indiferentes, escolhendo Cascais para passar férias, para viver ou até como local de exílio. Saiba mais sobre esta Rota aqui