Início / Noticias / "Quando o Vi Dançar Pela Última Vez", De Bruno Saavedra no Centro Cultural de Cascais

"Quando o Vi Dançar Pela Última Vez", De Bruno Saavedra no Centro Cultural de Cascais

28 Out 2025
O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição "Quando o vi dançar pela última vez", do fotógrafo Bruno Saavedra. A mostra estará patente de 1 de novembro de 2025 a 8 de fevereiro de 2026.

O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição "Quando o vi dançar pela última vez", do fotógrafo e artista visual luso-brasileiro Bruno Saavedra. A mostra estará patente de 1 de novembro de 2025 a 8 de fevereiro de 2026.

Resultado de mais de três anos de trabalho, o projeto de Bruno Saavedra acompanha o percurso de Simão Telles (Santarém, 1997), criador da personagem Symone De Lá Dragma, inspirada nos versos de No Teu Poema, na voz de Simone de Oliveira, numa jornada de vulnerabilidade e autodescoberta. Bruno Saavedra fotografou Simão/Symone entre a casa da família, em Pontével, e as noites lisboetas, para construir um sensível e poético álbum de imagens sobre a liberdade de ser num universo de dualidades.

As fotografias evidenciam a relação de confiança construída entre o fotógrafo e o fotografado ao longo do tempo. Através desse vínculo, Saavedra foi acolhido no quotidiano doméstico de Simão, onde registou momentos de intimidade e afeto, entre eles, a presença da avó, que ainda hoje costura os vestidos de Symone. Esses gestos de cuidado e aceitação familiar contrastam com o preconceito e o isolamento que Simão experienciou fora de casa durante a adolescência. A exposição inclui também componentes audiovisuais, criando um ambiente imersivo que contextualiza o universo inspiracional que viu surgir Symone.

"Quando o vi dançar pela última vez recusa o lugar-comum e convida-nos a uma visão profunda, que vai para além do imediato: um convite a quebrar barreiras e a enfrentar aquilo que desafia as certezas que nos limitam, e um espaço onde existe tudo o mais que ainda escapa", explica Mário Cruz, curador da exposição.

Paralelamente à exposição no Centro Cultural de Cascais, Bruno Saavedra prepara também o lançamento do livro "Quando o vi dançar pela última vez", desenvolvido em parceria com a NARRATIVA, plataforma criada por Mário Cruz para a partilha e valorização da fotografia enquanto forma de expressão e comunicação.

Sobre o artista:
Bruno Saavedra nasceu em 1987 em Itamarajú, Bahia, Brasil, e reside em Portugal desde 2004. O seu trabalho tem sido exibido internacionalmente, com mostras individuais em Portugal, Austrália, Brasil, Macau, São Tomé e Alemanha. Em ensaios fotográficos como Quando o vi dançar pela última vez (2022/2023), Para não dizerem que não falei das folhas (2019/2020), China, China, China (2019), Na terra de Jacó (2017/2018), e Ana (2016), procura captar a verdade e o sentimento das pessoas e dos lugares retratados, indo além do meramente documental ou conceptual.

Mais informações: https://www.fundacaodomluis.pt

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais, Portugal

Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

+ Sobre cascais