Início / Noticias / Mural 18: Conheça a programação para Cascais

Mural 18: Conheça a programação para Cascais

19 Maio 2021
As atividades culturais no âmbito da programação do Mural 18 prolongam-se de maio a novembro de 2021

Em 2021, o Auditório Fernando Lopes-Graça faz parte do Mural 18, um projeto cultural em rede com os 17 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Saiba mais aqui

O Projeto MURAL18 é criado com o intuito de ampliar a oferta artística dentro do Concelho de Cascais, de forma a contribuir para o aumento, diversidade e descentralização do público, bem como do objeto artístico. Neste âmbito, o Auditório Fernando Lopes-Graça, no Parque de Palmela, em Cascais, acolherá múltiplos espetáculos e criações diversas, que contribuirão para uma ampla opção cultural. A programação inicia em maio e vai até novembro.

Programação de maio de 2021

- Exposição " Cinema de quem o faz" - Auditório Fernando Lopes-Graça - de 21 a 30/05, a partir das 14h00 (gratuito)

É entre o "silêncio!" o "ação!" e o "corta!", que Filipe Feio também conhecido como "Fiti", através da sua máquina, capta cada momento que lhe cativa a mente e cada fotografia conta uma nova história. Uma história que vai para além das que ali já são retratadas, e nos faz viajar pelos caminhos da nossa imaginação. Estar perto dos atores e de todos os técnicos que são precisos para o resultado final, é o que faz acontecer e dar vida a estas fotografias. Muitas vezes sem ler guiões, é através do processo de preparação, dos ensaios às cenas a serem filmadas, que esta exposição ganha forma e retrata o papel silencioso, contudo poderoso, que Filipe Feio desempenha.

- Espetáculo " Adicionar um lugar ausente" - Auditório Fernando Lopes-Graça - dias 21 e 22 de maio, às 20h30.

Adicionar um Lugar Ausente é um texto inédito e inacabado criado a partir do registo documental da viagem feita pela autora e narradora quando, no dia em que completaria 33 anos de idade, decide conhecer a terra onde nasceu.

- Espetáculo " "A vida e a morte do meu cão Juno" - Auditório Fernando Lopes-Graça - dias 27 e 28 de maio às 20h30.

Juno Rafael Lucas Garibaldi de Sá, um cocker de pêlo preto e de inteligência questionável, apareceu na família em 2013. Punha-se à janela de casa a ver as pessoas passarem na rua, ladrava demasiado por mais comida na malga e insistia em acasalar com inúmeras cadelas - sem sucesso. Seis anos depois, um telefonema anunciou-me o fim do entusiasmo do meu cão gordo. Em A Vida e a Morte do meu cão Juno, Leonardo Garibaldi leva à cena a história de um amigo, com ela convocando o espectador à criação de um espetáculo que se quer discutido em conjunto.

Programação de junho de 2021 

- Exposição: Welcome - Auditório Fernando Lopes-Graça, de 03 a 27 de junho, a partir das 14h00 (gratuito).

Após Nova Iorque e Brasil. Rueffa, apresenta nos a sua peculiaridade, cuja interpretação, não se pode ser indiferente. O universo neo pop perscruta-nos. Mas mais do que isso, esta apresentação permite-nos ver, viver grandes grandes ícones , revestidos, homenageados e seguramente confortáveis num papel da história que a eles e a si lhes pertence.

- Música: Rua das Pretas - Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 03 e 04/06, às 20h30

A Rua das Pretas é um encontro internacional semanal de amigos da Música de Língua Portuguesa, misturando bossa-nova, fado, mornas e conversas com um público de colegas artistas, aberto à comunidade.

- Música: Luiz Caracol - Auditório Fernando Lopes-Graça, dias 18 e 19/06, às 20h30

Luiz Caracol é um músico, cantor e autor que tem na génese do seu trabalho, uma identidade e uma personalidade muito próprias, fruto da influência urbana entre a cidade de Lisboa, onde vive, e a ligação cultural que sempre teve com os paises de língua portuguesa, como são Portugal, o Brasil, Cabo Verde, Moçambique ou Angola. Em 2012 dá início à gravação do seu primeiro álbum "Devagar", lançado em 2013, onde contou com convidados e parcerias autorais como Fernanda Abreu, Valete, Sara Tavares, Mia Couto, Zeca Baleiro e Jorge Drexler. Em 2017 lançou o seu segundo álbum, "Metade e meia", onde volta a contar com colaborações e parcerias de Aline Frazão, Fred Martins, Edu Mundo, Remna Schwarz ou José Luis Peixoto. stá neste momento a gravar o que virá a ser o seu próximo trabalho, mas continua a fazer inúmeros concertos não só em Portugal, como em vários outros países.

- Música: The lengendary Tigerman -  Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 25/06, ás 20h30

The Legendary Tigerman é o alterego de Paulo Furtado. Inspirado no velho formato de one-man-band nascido nas margens do Delta do Mississipi, é um conceito adaptado e vivido no século XXI, com uma estética muito particular - ao formato analógico tradicional (bombo, prato de choque, guitarra) juntam-se, sem pudor, soluções eletrónicas. O Tigerman vive sobretudo no palco e realiza regularmente digressões em vários países. Em Portugal, é, em 2008, um dos convidados especiais do Festival Rock in Rio Lisboa.

(em atualização)

+ Sobre cascais