Início / Noticias / Casal Saloio recebe outro prémio internacional no seu primeiro aniversário

Casal Saloio recebe outro prémio internacional no seu primeiro aniversário

21 Mar 2024
O Casal Saloio distinguido com o Prémio Internacional de Arquitetura Barbara Cappochin

A cultura em Cascais está de parabéns! O Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima, acaba de ser distinguido novamente, desta vez com o Prémio Internacional de Arquitetura Barbara Cappochin.

O projeto de recuperação e readaptação deste edifício para a instalação, há um ano, do Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, em que se funde tradição com contemporaneidade, permitiu ao arquiteto Miguel Marcelino conquistar para Portugal, pela primeira vez, este importante galardão.

Pode ler-se no site da distinção sobre a reabilitação do Casal Saloio:

" A intervenção é um dos poucos exemplos documentando as ocupações iniciais da terra, uma antiga e humilde casa rural, com várias adições e modificações (dentro da lógica da informalidade e da simples satisfação das necessidades) até a reabertura como espaço museológico. O resultado do projeto contemporâneo é uma arquitetura responsável (que nos permite ler sua evolução através da geometria quebrada e irregular) que interage com seu entorno através de escolhas materiais, estruturais e culturais, mas propõe inovação revitalizando o vocabulário. O projeto, nascido de um concurso, interage com o existente ao se inserir com um destino funcional e cultural, mas com a capacidade potencial de se renovar com outros usos no futuro. O conteúdo, um museu da ruralidade, está intimamente ligado ao recipiente, que se distingue por uma solução simples que promove o crescimento orgânico ao longo do tempo de forma proativa."

O Casal Saloio abriu as portas há um ano e é já um equipamento cultural de sucesso, um museu arqueológico, inteiramente dedicado à cultura saloia, onde se evoca a História da agricultura e da pecuária, cruzando arquitetura, história, arqueologia, em Cascais.

Este Centro já tinha sido alvo de outra distinção, em 2023, com o Archello Awards 2023, na categoria de "Edifício de Museu do Ano".

"Tem sido um ano de grandes emoções porque, de facto, esta ruína, é agora um equipamento cultural de excelência, pensamos nós, pelo menos o público tem-nos premiado muitíssimo. O Casal Saloio de Outeiro de Polima recebeu o prémio do melhor museu do ano, do ponto de vista do projeto de arquitetura, e transformou-se num centro intergeracional, num centro onde temos acolhido, aproximadamente, 7 mil pessoas e desenvolvemos 71 iniciativas", adiantou João Miguel Henriques, diretor do Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais.

Saber mais sobre a distinção internacional aqui

Sobre o Casal Saloio aqui

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais