Largo do Chafariz, Outeiro de Polima, 9 e 9A
2785-505 S. Domingos de Rana
3.ª a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra a 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
Visita livre. Visitas guiadas apenas por marcação
Georreferenciação:
Lat. 38.71782 Long. - 9.32440
Email: casal.saloio@cm-cascais.pt
Tel: 21 482 52 10
O Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima, foi inaugurado a 17 de março de 2023. A reabilitação do Casal Saloio de Outeiro de Polima – habitação rural que parece remontar ao século XVI e conta com ampliações perfeitamente identificadas do século XVII à época contemporânea – com vista à criação do Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, teve por base a valorização patrimonial da pré-existência, numa estratégia de consolidação da sua volumetria, com a utilização de materiais tradicionais, como rebocos à base de cal; a manutenção das cantarias, pavimentos e outros elementos em pedra originais e a recuperação das tradicionais telhas de canudo. O projeto de arquitetura, da autoria de Miguel Marcelino, – vencedor dos Archello Awards 2023 na categoria de Edifício de Museu do Ano – foi complementado pelo adossamento de dois novos corpos, necessários ao cumprimento das funções museológicas, que souberam respeitar o espírito do edifício.
A intervenção teve por objetivo a criação de um inovador equipamento cultural dedicado à cultura saloia e consagrado à (re)descoberta da história da nossa comunidade, simultaneamente lúdico e pedagógico, onde os visitantes poderão também tomar contacto com a(s) vivência(s) de uma família saloia, através da recriação de ambientes e da exibição de objetos etnográficos e arqueológicos que traduzem a antiga ruralidade do concelho de Cascais, nomeadamente na primitiva cozinha com forno. Garante-se, assim, a salvaguarda, valorização, comunicação e fruição da nossa memória coletiva material e imaterial.
Tendo por missão a preservação, documentação, investigação e divulgação de objetos e testemunhos que enriqueçam o conhecimento acerca da população de Cascais ao longo dos séculos, apostar-se-á na interdisciplinaridade e na diversificação das coleções, bem como na contextualização dos usos, costumes e funções dos objetos em exibição. O Casal Saloio assume-se, desta forma, como um espaço em constante construção, cujo percurso expositivo procura destacar cada objeto, imagem ou texto selecionados como símbolos de um ofício ou hábito de vida.
Para além de objetos arqueológicos e etnográficos das coleções da Câmara Municipal de Cascais – entre os quais constam doações de Celestino Costa, José d' Encarnação, José Luís Duro, Manuel Pereira Moreira e Vítor Baptista dos Santos Encarnação – o Centro exibe objetos da Coleção de Armando Freire (Caracol) e imagens cedidas por Guilherme Cardoso e Georgina Valente.
Aceda à Base de Dados dos Bens Culturais e fique a saber mais sobre o espólio etnográfico e o espólio arqueológico em exibição!
Gostava de doar peças ao Museu? Contacte-nos através de casal.saloio@cm-cascais.pt