Sabia que a Associação Escola 31 de Janeiro presta um serviço à comunidade desde 1911, porque o Estado não conseguia montar as escolas necessárias na localidade onde foi fundada?
De facto, as sociedades, no período em que não existiam tantas infraestruturas, respondiam a muitíssimas necessidades que não conseguiam ser supridas pelo Estado. É o caso desta Associação em que Republicanos de Parede e Cascais, preocupados com os baixos níveis de instrução das populações, nomeadamente das mais necessitadas, decidiram criar uma associação-escola. As suas atividades escolares iniciaram-se em 1 de março de 1912, numa vivenda de 2 pisos no largo a que deu o nome e ainda existente em Parede. A escola 31 de Janeiro para além de ministrar o ensino primário providenciou vacinação, consultas médicas, medicamentos e vestuário aos alunos mais desfavorecidos.
As suas atuais instalações e sede, na Rua José Elias Garcia, também na Parede, têm sucessivamente sido ampliadas ao longo destes 108 anos de vida, em função da procura, das novas solicitações e necessidades e também em função do alargamento dos níveis de ensino que foi propondo.
A Associação foi considerada em 1942 Instituição de Beneficência, em 1981 Instituição Particular de Solidariedade Social e em 11 de setembro de 2017 foi-lhe atribuída por Sua Excelência o Presidente da República, a Ordem de Instrução Pública.
Dos seus projetos mais relevantes destacam-se o Xadrez na 31, xadrez obrigatório para todos os alunos do Ensino Básico assim como Classe competitiva e federada; Janus na 31, atividades, sobretudo de robótica e que se alargarão para outras formas do conhecimento científico com parceiros interessados e disponíveis, assim esteja concluído o processo das novas instalações; Ginástica na 31, classe de ginástica da Associação Escola, na qual participam todas/os alunos que revelem disponibilidade e vontade para evoluir e competir no desporto escolar; Teatro na 31, atividade que proporciona aos alunos conhecimento e prática sobre o teatro; projetos ligados a disciplinas curriculares como a matemática, o português e as ciências experimentais como a física e a química – Feira das Ciências. Está já online e com acesso no Facebook – Grupo Escola 31 de Janeiro – a onda 31, experiência de rádio, assegurada por professores e alunos.