Início / Noticias / “Ver Com Outros Olhos” - Narrativas visuais por pessoas cegas e com baixa visão

“Ver Com Outros Olhos” - Narrativas visuais por pessoas cegas e com baixa visão

06 Maio 2021
Como é "ver" com outros sentidos que não o olhar?

Esta Exposição de Fotografia feita por pessoas cegas e com baixa visão, foi idealizada pelo Movimento de Expressão Fotográfica – MEF. Teve como ponto de partida a reflexão sobre a possibilidade de construção de imagens por pessoas com deficiência visual, em que se procurou explorar as sensações re-presentadas em imagem, conjugando-as com elementos provenientes dos movimentos artísticos: Surrealismo, Impressionismo, Expressionismo, Performance, PopArt e Arte Conceptual.

O Movimento de Expressão Fotográfica - MEF é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que trabalha na área da imagem, com particular destaque na fotografia, pretendendo promovê-la jun-to do grande público enquanto ferramenta de inclusão pela arte. Neste contexto idealizou o projecto fotográfico denominado Imagine Conceptuale, que procura responder à questão: "que percepção terá da fotografia uma pessoa que não vê, ou que vê muito pouco?".

Ao longo de todo o projeto realizaram-se intervenções em cinco instituições: Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais, Fundação Raquel e Martin Sain, Íris Inclusiva, Lar Branco Rodrigues - equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos - estabelecimento integrado na Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.

Surgiu, assim, esta produção de narrativas visuais, uma análise sobre a fotografia feita por pessoas cegas e com baixa visão a partir da sua percepção do que é a luz e de como relacionar o entendimento do que é uma imagem.

Anteriormente apresentada ao público na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sendo a organização das imagens realizada de acordo com a sua estética integrada nos temas: medos e sonhos, liber-dade, beleza, cegueira e memória. Inaugura agora, a 7 de maio de 2021, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, ficando patente até 19 de junho.

Saiba mais aqui

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais