Início / Noticias / Receitas de Reis e Pescadores na corrida ao Portugal Cookbook Fair

Receitas de Reis e Pescadores na corrida ao Portugal Cookbook Fair

10 Maio 2018
Com o livro “Receitas de Reis e Pescadores”, Cascais está na corrida aos prémios do Portugal Cookbook Fair.

Destinados a premiar os melhores livros relacionados com a gastronomia publicados em Portugal, o evento conta, este ano com mais de 50 candidatos.

Com uma concorrência diversificada, que oferece as melhores receitas do dia, para quem faz ioga, para quem aprecia sabores de outras paragens como a Ásia ou a Síria, ou ainda para quem gosta de cozinhar com amor, paixão e saúde, a tradição promete fazer a diferença.

É que "Receitas de Reis e Pescadores" é mais do que um livro de receitas, é uma verdadeira viagem pelo património gastronómico do concelho de Cascais. Das sopas às sobremesas, destacando os pratos de peixe e de carne o livro tem por base uma profunda investigação histórica de livros de gastronomia com receitas atribuídas a Cascais e testemunhos dos habitantes deste concelho.

Edição "Casa das Letras" com a chancela do Grupo LeYa, a obra, um projeto em coautoria de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto, resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

Além das receitas que combinam tradição e inovação, ao longo das 270 páginas, o livro oferece todo um enquadramento histórico e referências à alimentação aos primeiros séculos da nossa era. Descrições de factos verídicos, que envolveram figuras históricas como a Rainha D. Amélia, o Rei D. Carlos ou Luís de Camões estão também presentes.

Às receitas apreciadas por algumas figuras da nossa história junta-se a inovação com produtos dos nossos dias. Os pratos foram confecionados por chefs e alunos da ESHTE com ingredientes da região, como o Figo da Índia, comum na paisagem do concelho, o funcho-marítimo, que nasce espontaneamente na orla costeira ou como a amora silvestre, que cresce na zona da serra.

Sobre o Portugal Cookbook Fair | Evento idealizado pela Brandscape, Lifestyle Creativity e pela Marketing Sense, Agências de Marketing e Comunicação com atividade nas áreas dos conteúdos culturais, conteúdos gastronómicos e organização de eventos. Tem como parceiro Institucional a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Decorre integrada no programa de atividades da Feira do Livro de Lisboa, habitualmente realizada no Parque Eduardo VII. Saiba mais em: www.portugalcookbookfair.com

Júri edição 2018: Maria de Lurdes Modesto (presidente), Carlos Coelho, Chefe Pedro Sommer, Teresa Vivas e Alexandra Prado Coelho.
Notícia de lançamento do livro.
À venda nas principais livrarias do país e na Livraria Municipal de Cascais.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais