Início / Noticias / Quatro décadas da obra de Menez em Cascais

Quatro décadas da obra de Menez em Cascais

09 Mar 2022
Retrospetiva dedicada à pintora Menez, considerada um dos expoentes da arte portuguesa do século XX. Para ver na Casa das Histórias Paula Rego.

A Casa das Histórias Paula Rego dá a conhecer a partir desta quinta-feira, 10 de março, quatro décadas da obra de Menez (1926--1995). Uma exposição com 29 obras que é uma retrospetiva dedicada à pintora, considerada um dos expoentes da arte portuguesa do século XX.

"Menez" dá título a esta mostra sobre a "obra enigmática" de uma artista que nunca dava título aos seus quadros, nem gostava de falar do seu trabalho, concedendo raras entrevistas, porque acreditava que a pintura tinha de falar por si, sem recorrer a palavras ou explicações.

Comissariada por Catarina Alfaro, curadora e coordenadora do núcleo de programação e conservação da Casa das Histórias Paula Rego, a exposição é iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

A seleção de trabalhos de Maria Inês da Silva Carmona Ribeiro da Fonseca – conhecida artisticamente por Menez – que transitam do abstracionismo ao figurativismo, poderá ser visitada até 02 de outubro de 2022.

Em destaque as obras realizadas a partir dos anos de 1980, fase em que a artista transpõe para a tela representações de ambientes cenográficos internos, como ateliers, onde habitam, num isolamento dramático, as suas figuras femininas. Em algumas dessas obras, a pintora parece autorretratar-se, "numa encenação do ato de pintar onde ela própria é o objeto da pintura", observa a curadora Catarina Alfaro. E aqui não podemos deixar de fazer um certo paralelismo com o universo de Paula Rego.

Menez foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal em 1960, e também em Londres, nos anos 1964–65 e 1969, altura em que se tornou amiga de Paula Rego e do marido, cuja casa frequentava regularmente, e de outras personalidades como os artistas Mário Cesariny e João Vieira.

A exposição será acompanhada por um catálogo bilíngue, em português e inglês, com textos sobre o percurso da artista e com reproduções a cores de todas as obras expostas.

Sobre Menez | Maria Inês da Silva Carmona Ribeiro da Fonseca (1926 – 1995), ou Menez, como é conhecida artisticamente, foi uma artista portuguesa nascida em Lisboa e que durante anos viveu em várias cidades do mundo, como Buenos Aires, Estocolmo, Paris e Roma. Antes disso, foi na Suíça, para onde se mudou com a família com apenas dois anos, onde cumpriu a maior parte do seu percurso escolar. Regressou a Portugal aos vinte anos, ao que se seguiria uma estadia de dois anos em Washington, D.C., nos Estados Unidos.Começou a pintar ainda na infância, mas foi aos vinte e seis anos que elegeu a pintura como a sua ocupação regular. Sem formação académica na área, a sua prática é fruto da sua aptidão para a expressão artística, estimulada pelo seu contato com as artes visuais nas numerosas viagens que realizou. Como todo o artista autodidata, Menez aprendeu pintando. Mas a sua obra não é exclusivamente dedicada à pintura – abrange trabalhos em desenho, gravura, azulejo e tapeçaria. A receção positiva da sua obra pela crítica especializada e pelo público é confirmada pelas frequentes exposições individuais e coletivas que apresentou desde a década de 1950 e pela presença das suas obras em coleções de relevo, tanto institucionais portuguesas quanto privadas.

+ Sobre cascais