Início / Noticias / Plataforma Nós Cascalenses: As pessoas que construíram o concelho

Plataforma Nós Cascalenses: As pessoas que construíram o concelho

07 Jun 2022
Conheça a história de Cascais, através das pessoas, ao longo dos últimos cinco séculos.

No âmbito das comemorações do 658.º aniversário da vila de Cascais, o Arquivo Histórico Municipal promove na Casa Sommer, esta terça-feira, 7 de junho, Dia do Município, uma apresentação de resultados do projeto Nós Casca(l)enses.

Nesta sessão, a cargo do Dr. Luís Amaral, mentor e coordenador da plataforma digital "Nós, Portugueses", irá avaliar-se o estado do levantamento das informações contidas nos registos paroquiais de batismo, casamento e óbito de 89 232 cascalenses, entre os anos de 1589 a 1911. Serão também apresentados igualmente novos dados estatísticos que decerto nos permitirão ficar a conhecer ainda melhor a nossa terra e as nossas gentes.

Sobre a plataforma Nós Casca(l)enses
Aceda à plataforma aqui

O projeto Nós, Cascalenses faz parte de uma plataforma nacional Nós, Portugueses que tem o ambicioso objetivo de registar todos os portugueses, através do levantamento sistemático dos registos paroquiais de nascimento e morte, mas também de casamento ou divórcio.

Ao longo de quase 5 séculos, a igreja católica assegurou esse serviço no nosso país, de que resultou um acervo de mais de meio milhão de livros paroquiais com registos de batismo, casamento e óbito de toda a população portuguesa. Cascais foi o primeiro município a adjudicar o levantamento completo dos registos paroquiais de todas as freguesias do concelho.

É assim possível reconstituir um retrato da sociedade cascalense nos últimos 5 séculos, criando um cadastro, uma "ficha" para cada pessoa, onde se indica toda a informação que foi possível coligir: os pais, os casamentos, os filhos, as sucessivas moradas que conheceram ao longo da vida, as ocupações e as evoluções na carreira, os atos que presenciaram como padrinhos de batismo ou testemunhas de casamento, local de sepultura, causa da morte, etc., etc.

Se é um especialista ou interessa-se por História, Economia ou Sociologia, entre outras áreas das Ciências Humanas, tem ao seu dispor a caracterização do concelho por Cargos e Profissões, Estrutura Profissional, Estrutura Social, Instituições, Célebres e outras particularidades.

Nós, Cascalenses é simples e intuitivo e a melhor maneira de conhecer a plataforma, com acesso pelo Arquivo Histórico Municipal, é navegar e começar por aceder, uma a uma, a todas as funcionalidades.

+ Sobre cascais