Início / Noticias / Pedro Partidário – Pare, Escute e Olhe

Pedro Partidário – Pare, Escute e Olhe

04 Out 2022
Pedro Partidário em retrospetiva até 22 de janeiro de 2023, no Centro Cultural de Cascais.

Até 22 de janeiro de 2023, o Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição "PARE, ESCUTE E OLHE", dedicada aos desenhos do arquiteto, professor e artista plástico português Pedro Partidário (1966 – 2020), e que foi desenvolvida pela a Fundação D. Luís I em colaboração com a família do artista.

Organizada em três seções – "Onde a Poesia Não Entra", "Depois do Poema" e "Perante o Poema" –, "PARE, ESCUTE E OLHE" revela o crescimento e a maturidade atingida por Partidário na sua expressão gráfica através duma seleção de desenhos que delineia um panorama retrospetivo da sua obra e que toca em temas que explorou como a crítica social, a poesia e a representação pictórica das paisagens que o inspiravam.

Sobre o trabalho gráfico e pictórico de Partidário, o também artista Miguel Navas escreve que "é um misto de profunda inteligência visual e poesia. De um rigor perfeccionista e ao mesmo tempo de uma liberdade lírica, mas sustentável. Com gesto caligráfico preciso ou solto, desenvolto e muito técnico, mas, no fim o que sobra é poesia".
Pedro Partidário nasceu em Lisboa, cidade para onde retornou com a sua família em 1975 após viver a primeira infância em Luanda. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira como docente na Universidade Lusíada, tendo também lecionado na Universidade Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira. A par da docência, em 1998 fundou o atelier Cidades Invisíveis, Arquitetura e Design Lda. onde desenvolveu inúmeros projetos como arquiteto.

No seu percurso, demonstrou especial interesse pelo desenho, alimentado pelas relações de amizade e trabalho e pelo diálogo que manteve com diversos colegas onde se pensava e discutia o Desenho, principalmente com Fernando Conduto, Maria Velez e Miguel Navas. O título da exposição faz referência à frase que o escultor Fernando Conduto costumava repetir nas aulas que ministrava e nas reuniões entre os docentes na universidade: pare, escute e olhe.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16
2750-800 Cascais Portugal
www.fundacaodomluis.pt/

Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)
Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); ou 13 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas)
Isenções:
1º Domingo de cada mês | Crianças até aos 18 anos (inclusive) conforme o plano de ação local das Cidades Amigas das Crianças – UNICEF Detentores do cartão escolar integrado | Escolas e Instituições de educação com marcação prévia | Membros do ICOM | Funcionários CMC/FDL, Empresas e Associações Municipais IPSS de cariz social sem fins lucrativos | ONGs | Jornalistas em função, com marcação prévia | Desempregados | Membros ou representantes de parceiros e patrocinadores do Bairro dos Museus | Guias Turísticos credenciados.

Nota: Para preços reduzidos e gratuidade, é necessária a apresentação do respetivo comprovativo.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais