Início / Noticias / Obra de Maria Velez em retrospetiva no Centro Cutural de Cascais

Obra de Maria Velez em retrospetiva no Centro Cutural de Cascais

04 Out 2022
MARIA VELEZ – UMA HOMENAGEM À VIDA - até 29 de janeiro de 2023 | Centro Cultural de Cascais – Piso 0

Até 29 de janeiro de 2023, o Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra "Uma Homenagem à Vida" dedicada à obra da pintora e designer de moda portuguesa Maria Velez (1935 – 2017). Organizada com o apoio da famíla Velez, a mostra reúne uma coleção de pinturas que evidenciam a intensidade de luz e cor, a maestria e o domínio singular do ofício que caracterizam a expressão plástica desta artista.

O percurso expositivo de "Uma Homenagem à Vida" é pontuado por textos escritos pela própria artista sobre as suas experiências e inspirações. Os temas e os pormenores das suas telas revelam as suas influências culturais mais próximas: as tradições e os saberes do Minho e do Alentejo e a expressão artística feminina. As obras em exposição são exemplos de como expressou plasticamente as suas vivências e as suas memórias: da família, dos lugares, das viagens que fez, dos verões que passou junto ao mar.

A artista notabilizou-se pelos seus numerosos trabalhos de pintura, gravura e tapeçaria. Também foi professora em escolas de Lisboa como António Arroio, Josefa de Óbidos e a Escola Técnica do Cacém, antes de ser assistente de desenho na Faculdade de Arquitectura de Lisboa de 1983 a 1995. Maria Velez acreditava que a "criatividade se estimula quando se experimenta fazer". Foi esta descoberta das potencialidades da linguagem visual, este 'aprender fazendo', que sempre a motivou e a levou a explorar de forma autónoma, com grande persistência e curiosidade, múltiplas técnicas de desenho e pintura.

Velez participou ativamente na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, em Lisboa, onde desenvolveu o uso das práticas de linoleogravura, água-tinta e água-forte. Ali conviveu com artistas como Júlio Pomar, Alice Jorge, Sá Nogueira, António Areal, João Hogan, António Charrua, entre outros. Foi também nessa altura que conheceu o escultor Fernando Conduto, com quem veio a casar.

Nascida em Lisboa em 1935, Maria Velez estudou design de moda na Kaunstgewerbe Schule, em Uster, na Suiça nos anos 1950, antes de tirar o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1961. Como designer de moda, desenhou várias colecções para a indústria têxtil portuguesa na década de 1970.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16
2750-800 Cascais Portugal
www.fundacaodomluis.pt/
Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)
Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); ou 13 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas)
Isenções:
1º Domingo de cada mês | Crianças até aos 18 anos (inclusive) conforme o plano de ação local das Cidades Amigas das Crianças – UNICEF Detentores do cartão escolar integrado | Escolas e Instituições de educação com marcação prévia | Membros do ICOM | Funcionários CMC/FDL, Empresas e Associações Municipais IPSS de cariz social sem fins lucrativos | ONGs | Jornalistas em função, com marcação prévia | Desempregados | Membros ou representantes de parceiros e patrocinadores do Bairro dos Museus | Guias Turísticos credenciados.
Nota: Para preços reduzidos e gratuidade, é necessária a apresentação do respetivo comprovativo.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais