Início / Noticias / Novissima arte contemporânea portuguesa no Centro Cultural de Cascais | Sebastião Castelo Lopes

Novissima arte contemporânea portuguesa no Centro Cultural de Cascais | Sebastião Castelo Lopes

28 Fev 2023
A exposição "Uma Espécie de Pacto de Silêncio" de Sebastião Castelo Lopes está patente no Centro Cultural de Cascais de 5 de março a 28 de maio de 2023

Desenhos do artista Sebastião Castelo Lopes podem ser vistos na exposição "UMA ESPÉCIE DE PACTO DE SILÊNCIO", de 5 de março a 28 de maio de 2023, no Centro Cultural de Cascais. A mostra é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

O público poderá ver nas galerias do terceiro piso do Centro Cultural de Cascais desenhos, alguns inéditos e outras composições com materiais diversos, do jovem artista Sebastião Castelo Lopes.

Há na obra de Sebastião Castelo Lopes um rigor metodológico que o distingue: utiliza sempre os mesmos materiais (papel, carvão, tinta acrílica, madeira e plexiglass) e a sua paleta não se desvia do preto e branco. Cada obra é resultado de um processo de desenhar camadas sobre camadas de imagens, processo que em alguns casos se estendeu por três anos.

Os desenhos estão colocados em caixas de madeira, também elas criadas pelo artista. Segundo os curadores, Frederico Portas e Tomás Agostinho, na obra de Castelo Lopes, "plasticamente, a moldura transcende a sua condição de mero suporte de obras. Quer dizer, nas molduras encontramos objectos escultóricos, representações extensas". Assim, é natural que surjam questões sobre o que estamos realmente a ver, se desenhos, se esculturas. Esta aparente indeterminação formal é parte do apelo da obra do artista.

Ainda de acordo com os curadores, Castelo Lopes "desenha como uma extensão do pensamento, como ponto de partida para a escultura". As suas representações picturais em "UMA ESPÉCIE DE PACTO DE SILÊNCIO" ganham materialidade, ocupam o espaço físico e convidam a uma reflexão sobre a impermanência das formas do mundo.
Sebastião Castelo Lopes (n. 1994) é natural de Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciou-se em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2015). Em 2016, completou o mestrado em Desenho no Wimbledon College of the Arts da University of the Arts London e em 2023 doutorou-se em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A sua obra está representada em intituições e colecções privadas, entre as quais a do Museu de História de Budapeste, da Fundação Millennium BCP e do Município de Loures. Conta com exposições individuais em Lisboa, Londres e Budapeste, tendo trabalhado nos últimos dois anos com a Galeria Monumental, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira e com a Galeria Helder Alfaiate. Participou também no programa de residências artísticas entre Lisboa e Budapeste, da Câmara Municipal de Lisboa.

Para mais informações aceda aqui

Centro Cultural de Cascais | Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais Portugal

Horário da Exposição: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais