Para assinalar a visita do Papa Francisco e manter viva a memória deste momento único na história do concelho, que ficará para sempre gravado na memória coletiva das gentes de Cascais, foi inaugurada, no Museu da Vila, a exposição dos paramentos utilizados pelo Santo Padre nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023.
Precisamente quando se completa um ano sobre a visita do Santo Padre a Cascais, a secção "Rumo ao Futuro" do Museu da Vila, situado na Praça 5 de Outubro, passa a exibir, um lugar de destaque, as vestes e a mitra usadas pelo Santo Padre na JMJ 2023. A visita do Papa a Cascais passa a figurar na linha cronológica dos grandes acontecimentos no concelho e esta secção do Museu da Vila foi, ainda, enriquecida por um vídeo resumo dos melhores momentos da visita do Santo Padre a Cascais. "Passado um ano, emociona muito ver este vídeo", referiu Carlos Carreiras, lembrando não só os quatro anos de preparação que antecederam a JMJ, mas sobretudo o facto de ter sido "um momento único para Cascais em que todos nós nos sentimos envolvidos".
Além desta exposição, o primeiro aniversário da visita do Papa a Cascais foi assinalado de diversas formas. Nas nove paróquias foram instalados nove painéis de azulejo com réplicas do último quadro do mural, no qual o Papa Francisco deu a última pincelada. Foi produzida uma longa-metragem pelo Movimento Scholas Occurrentes e a rega simbólica da oliveira plantada aquando da visita do Santo Padre a Cascais.