Início / Noticias / Manual vai facilitar a recolha, registo e inventário do Património Cultural Imaterial de Cascais

Manual vai facilitar a recolha, registo e inventário do Património Cultural Imaterial de Cascais

13 Abr 2022
A 20 de abril, data em que se comemoram os 16 anos da entrada em vigor em Portugal da Convenção de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Cascais apresenta publicamente o Manual de Procedimentos Técnicos e Metodológicos para a recolha, registo e inventário do Património Cultural Imaterial de Cascais.

Cascais é um concelho com identidade própria e com um multiculturalismo que defende e respeita as memórias das suas gentes e a sua identidade cultural. Este património coletivo integra um dos alicerces na construção do futuro do nosso território, valorizando e delineando uma herança comum que urge conhecer e transmitir às gerações vindouras. Enquanto polo cultural de grande relevância, caracterizado pela peculiaridade e dinamismo com que envolve as suas tradições, vivências e identidade cultural e as apresenta de forma criativa ao mundo, utiliza as infraestruturas existentes, constrói novos espaços criativos, mas acima de tudo, Cascais reconhece o valor identitário da génese que caracteriza esta comunidade.

As manifestações culturais de Cascais são diversas e interessa investigar cada uma em particular, do ponto de vista da vivência e da experiência, para que através do seu registo, transmissão e apreensão dos outros, a missão fulcral da salvaguarda destas manifestações se torne real. No concelho, os festejos vivenciam-se de forma característica e peculiar, com o contributo de várias associações e indivíduos permitindo o seu registo evolutivo. Neste sentido, Cascais enquanto concelho promotor e dinamizador dessa identidade cultural distinta, reconhece e valoriza o Património Cultural Imaterial (PCI).

De uma forma inovadora, o município implementou um novo paradigma de gestão municipal através da elaboração do Manual de Procedimentos Técnicos e Metodológicos para a recolha, registo e inventário do Património Cultural Imaterial de Cascais assente no modelo fundamental de valorização, salvaguarda e proteção. A elaboração do manual iniciou-se pela contextualização através da recolha bibliográfica sobre a matéria e a análise à legislação do PCI, tendo sido descritas as fundamentações legais, as estratégias de proteção e salvaguarda para implementação a nível nacional (definidas pela Convenção da UNESCO de 2003), as competências da administração central e local e a estruturação dos métodos e técnicas das várias etapas de trabalho necessárias. De seguida, foram organizadas e estruturadas nove fichas de registo: as de PCI para tradições festivas, tradições orais, saberes e ofícios; as de registo de património cultural material associadas ao PCI, de edifício, lugar e objeto; e as complementares, de registo de pessoa, entrevista / história de vida e de árvore genealógica.

Este projeto promove a coordenação de tarefas de âmbito local e preconiza o objetivo principal de salvaguarda, valorização e divulgação do Património Cultural Imaterial de Cascais (PCIC), dinamizando a sua transmissão intergeracional e originando uma melhoria da relação da comunidade, dos cidadãos, das suas raízes, tradições e cultura. Pretende-se, assim, construir a base que permitirá, no futuro, adequar e ajustar as práticas de recolha e registo, compilando todos os PCIC's no Sistema dos Bens Culturais de Cascais. Associado a este processo de inventariação e registo municipal e quando se considerar uma manifestação de Património Cultural Imaterial identitária do concelho de Cascais, será instruído processo de proposta ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial (INPCI).

Com o intuito de assegurar a proteção, salvaguarda e divulgação deste vasto conjunto patrimonial, a disponibilização ao público de parte desta informação é realizada através de várias plataformas digitais, interoperantes, que facilitam formas integradas e diversificadas de pesquisa. A expressão direta das fichas de inventário de bens culturais, móveis, imóveis e imateriais pode ser pesquisada e visualizada na plataforma dos Bens Culturais de Cascais a que pode aceder AQUI.

Já através da Pesquisa Integrada, História e Património é possível aceder on-line aos conteúdos da Biblioteca Digital, do Arquivo Histórico Digital e dos Bens Culturais AQUI.

A 20 de abril, às 15h30, no Museu da Vila, edifício dos Paços do Concelho, data em que se comemoram os 16 anos da entrada em vigor em Portugal da Convenção de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Cascais apresenta publicamente o Manual de Procedimentos Técnicos e Metodológicos para a recolha, registo e inventário do Património Cultural Imaterial de Cascais, assente numa política de valorização, salvaguarda e proteção do nosso património coletivo que urge conhecer e transmitir às gerações vindouras. Saiba mais AQUI.

 

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais