Início / Noticias / Landart Cascais 2020 - Quando a obra nasce da Paisagem

Landart Cascais 2020 - Quando a obra nasce da Paisagem

Landart 2020
15 Jul 2020
Quinta do Pisão | 18 de julho a 06 de setembro A LandArt Cascais 2020 abre ao público, a 18 de julho, na deslumbrante Quinta do Pisão. A nona edição desta mostra bienal de arte na paisagem natural apresenta obras de Filipe Feijão, Ilda David’, Manuel Rosa, Maria José Almeida e Telmo Silva. Os artistas trabalharam sobre a temática sítio e não sítio. Com curadoria de Luísa Soares de Oliveira, a organização é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais. Até 6 de setembro, a Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, acolhe instalação, pintura e escultura, numa plena sintonia entre a paisagem natural e a arte contemporânea. Há nove anos que a LandArt Cascais convida autores a saírem dos espaços tradicionais de exposição para criarem e integrarem as suas obras na Natureza.

Até 6 de setembro, a Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, acolhe instalação, pintura e escultura, numa plena sintonia entre a paisagem natural e a arte contemporânea. Há nove anos que a LandArt Cascais convida autores a saírem dos espaços tradicionais de exposição para criarem e integrarem as suas obras na Natureza.

Filipe Feijão tem vindo a apresentar um work in progress em vários locais. Trata-se de uma grande estrutura que acolhe plantas e objectos diversos, manufacturados ou achados no espaço natural [...]. Ilda David', que é pintora, trabalhou a partir das suas memórias de infância para construir um cenário de um Almoço no Campo [... ]. Manuel Rosa criou uma obra formada por três esculturas em gesso e madeira que estão fixas no solo lodoso de uma lagoa [...]. Maria José Oliveira estabeleceu uma ligação entre a sua própria obra, que com frequência se serviu da cal para criar superfícies de um branco luminoso, e a existência de poços de cal antigos na Quinta do Pisão [...]. Telmo Silva, um artista muito jovem, trabalha também as estruturas que combinam híbridos entre escultura, objet trouvé e pintura. Trazendo para espaços quase escondidos da quinta um cepo que trabalhou previamente no atelier.
Luísa Soares de Oliveira

Saiba mais aqui sobre os artistas e as respetivas obras.

Num espaço ao ar livre, e com todas as regras de segurança definidas pelo município e pela DGS, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais proporcionam ainda visitas gratuitas a famílias, ATL's e público em geral, a partir dos 4 anos. Os grupos são compostos por oito pessoas, no máximo. Com uma vista maravilhosa para a Quinta do Pisão, as visitas à LandArt Cascais 2020 – realizadas pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus – decorrem entre 18 de julho e 6 de setembro, de terça a sexta-feira, às 10h00. Têm a duração de 90 minutos, incluindo um percurso pela exposição, dinâmicas de jogos para os mais pequenos e enquadramento sobre a história das obras, dos artistas e daquele espaço natural. As inscrições estão abertas através do email parques.jardins@bairrodosmuseus.pt.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais