Início / Noticias / Lançamento do cartão de leitor digital

Lançamento do cartão de leitor digital

30 Jun 2022
A Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais oferece aos seus utilizadores o Cartão de Leitor digital.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, que tradicionalmente se festeja a 1 de julho, o catálogo online das Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais passa a disponibilizar uma nova ferramenta: o Cartão de Leitor em formato digital. Com a ajuda de um smartphone, o cartão digital poderá ser utilizado em qualquer balcão das bibliotecas da Rede, bastando para o efeito efetuar o login na área pessoal do catálogo online e escolher a opção Cartão de Leitor. Na primeira utilização, o cartão digital poderá ser guardado e utilizado em acessos futuros sem que seja necessário efetuar novo login.

Instrumento essencial na relação utilizador-biblioteca, o Cartão de Leitor acompanha a história da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais desde sempre. Primeiro em papel, ainda a Rede era um projeto, dava acesso ao serviço de empréstimo de livros da Biblioteca do Museu Condes de Castro Guimarães e mostrava apenas o número e o nome do leitor. Mas rapidamente evoluiu e, com o nascimento de cada uma das três Bibliotecas Municipais e a concretização da sua ligação em Rede, mudou de suporte, foi adquirindo novas roupagens e passou a integrar novos elementos de armazenamento e leitura de informação, como a banda magnética e o código de barras.

Hoje, o Cartão de Leitor da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, na sua quarta versão em PVC, passará a dispor igualmente de uma versão digital. Dá acesso aos serviços e recursos disponibilizados por todas as bibliotecas da Rede, dos quais se destaca o empréstimo domiciliário de livros, CD e DVD e o acesso à plataforma digital PressReader.

Comemore o Dia Mundial das Bibliotecas experimentando o Cartão de Leitor digital das Bibliotecas Municipais de Cascais!

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais