Início / Noticias / Já é conhecido o vencedor do Prémio a Arte Chegou ao Colombo

Já é conhecido o vencedor do Prémio a Arte Chegou ao Colombo

29 Mar 2023
Joana Pitta, com a escultura “Não estamos numa época dourada”, foi a vencedora do prémio de 10.000€ promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais

Joana Pitta, com a escultura "Não estamos numa época dourada", foi a vencedora do prémio de 10.000€ promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais. A exposição desta obra, e as dos restantes finalistas foi prolongada até 2 de abril, no Centro Cultural de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Esta segunda edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo teve como tema as alterações climáticas e a sustentabilidade. Com a escultura "Não estamos numa época dourada", a artista reflete sobre o desconforto social, político e ambiental que se sente nos dias de hoje. Num trabalho em forma retangular e em tons e esverdeados, Joana Pitta criou lâminas que transparecem imagens recortadas com diferentes tonalidades inspiradas nas folhas da árvore sobrevivente ginkgo bilova. O trabalho lê-se olhando de baixo para cima numa tentativa de forçar o espetador a contemplar a finitude de outro ângulo. Já visto de frente, o trabalho sugere a poluição do ar e as mudanças climáticas, a atmosfera e os oceanos sobrecarregados de carbono.

Joana Pitta, nasceu em Lisboa, em 1993, e concluiu a licenciatura em escultura e o mestrado em multimédia (na vertente de Audiovisuais) na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Com várias exposições e menções honrosas no currículo, a artista recebe agora o Prémio A Arte Chegou ao Colombo, promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais. A votação para apurar o vencedor decorreu online e o público teve um peso de 40% no resultado, enquanto o voto do júri* significou 60%.

Na exposição, que foi prolongada até 2 de abril, é possível conhecer a obra vencedora, bem como os trabalhos dos restantes artistas finalistas: Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil e Tito Chambino apresentam esculturas; Ana Ferreira e Luísa Amaral criaram a sua arte a partir do desenho e Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves inscreveram-se com vídeo loop, fotografia e uma instalação, respetivamente. Todas as obras podem também ser consultadas no site do Colombo.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais