Início / Noticias / Irreverência da cultura Punk em nova exposição no Centro Cultural de Cascais

Irreverência da cultura Punk em nova exposição no Centro Cultural de Cascais

29 Set 2023
Energia bruta, rebeldia eletrizante e irreverência da cultura Punk no Centro Cultural de Cascais a partir de 15 de outubro de 2023

A exposição multimédia "DAYS OF PUNK" do fotógrafo americano Michael Grecco apresenta em Cascais fotografias de ícones da música como The Clash, Johnny Rotten, Ramones, Wendy O. Williams (dos Plasmatics), The Dead Keneddys, Billy Idol, Siouxsie and the Banshees, Adam Ant, Lene Lovich, Aimee Mann e muitos outros, fotografados sem filtros ou artifícios pelo fotógrafo e cineasta Michael Grecco, no auge da cena punk nos Estados Unidos.

"DAYS OF PUNK" estará patente de 15 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024 no Centro Cultural de Cascais. A mostra é uma produção da Fundação D. Luís I, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus. A inauguração está marcada para 14 de outubro, com a presença do fotógrafo.

As mais de 100 fotografias apresentadas em "DAYS OF PUNK" datam do final dos anos 70 até ao início dos anos 90, quando Michael Grecco testemunhou a explosão da cena punk, pós-punk e new wave em concertos e clubes noturnos em Boston e Nova Iorque. No meio dos acontecimentos, no palco e nos bastidores, o fotógrafo teve a oportunidade única de documentar para a posterioridade um momento frenético na história da música, traduzindo em imagens a rebeldia, a energia bruta, a potência emocional e a irreverência afrontosa que caracterizavam a música alternativa da época.

Além das fotografias, os visitantes poderão experienciar paisagens sonoras especialmente criadas para "DAYS OF PUNK", em colaboração com Roger Miller e Peter Prescott da banda de culto Mission of Burma. A componente de vídeo da exposição inclui imagens de arquivo captadas pelo próprio Grecco e o testemunho de algumas das personagens que, na altura em que as fotos foram tiradas, também participavam na cena punk norte-americana. Além disso, serão exibidos objetos da coleção pessoal de Michael Grecco, incluindo fac-similes da revista Boston Rock e posters originais criados pelo artista e antigo membro dos Human Sexual Response Dini Lamot, que também estará em Cascais para a inauguração da exposição.

Michael Grecco é um fotógrafo e realizador premiado, sendo internacionalmente reconhecido pelos seus retratos icónicos de celebridades, capas de revistas e anúncios. As suas fotografias aparecem em publicações como Time Magazine, Vanity Fair, Esquire e Rolling Stone, entre muitas outras. O seu livro Punk, Post Punk, New Wave: Onstage, Backstage, In Your Face 1978-1991, que revelou pela primeira vez as fotografias que compõem a exposição, foi editado em 2020 com grande êxito e estará disponível na loja do Centro Cultural de Cascais.

"DAYS OF PUNK" é organizada por Michael Grecco em colaboração com a produtora portuguesa Terra Esplêndida, que também é responsável pela digressão internacional da exposição.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais Portugal
+info aqui

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais