Início / Noticias / Igreja Matriz de Cascais classificada como monumento de interesse público

Igreja Matriz de Cascais classificada como monumento de interesse público

Igreja Matriz de Cascais
14 Dez 2017
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, atual igreja matriz de Cascais, foi classificada como monumento de interesse público, pelo Ministério da Cultura, de acordo com uma portaria publicada hoje no Diário da República.

A atual igreja matriz de Cascais "resulta da reconstrução seiscentista, atribuída ao arquiteto João Nunes Tinoco (também autor do risco do retábulo-mor), de um templo já existente no século XVI", salientou o Ministério da Cultura, no diploma legal que atribuiu a classificação.

O edifício da igreja, localizado no centro histórico de Cascais, "na proximidade da zona costeira e de vários imóveis com interesse cultural", tem elementos "que denotam as diversas épocas de construção, sendo a fachada já posterior ao terramoto de 1755", acrescentou a entidade ministerial.

"A simplicidade do exterior contrasta com a riqueza decorativa da nave e dependências anexas, que integram notáveis obras de pintura, escultura e talha, e ainda painéis de azulejo de grande qualidade, todos atribuíveis a alguns dos maiores artistas nacionais", justificou ainda o Governo.

Sobre a Igreja de Nossa Senhora da Assunção | Situada na proximidade do Forte da Cidadela e do antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, a matriz de Cascais, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, é muito antiga. A gravura de Brau, datada de 1572, tem assinalado já uma igreja no local.
O terramoto de 1755 provocou bastantes estragos na igreja principalmente na zona da fachada e do coro-alto, impedindo o seu funcionamento normal. O culto passou a ter lugar na pequena capela de Nossa Senhora da Nazaré – da antiga Casa dos Falcões.
As obras de recuperação da igreja prolongaram-se até ao século XX sendo a mais recente campanha de obras datada de 2009-2010.
Da autoria de Alves André foi inaugurada, a 15 de maio de 2010, no jardim junto à igreja, uma escultura de João Paulo II, canonizado santo a 27 de abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais