Início / Noticias / I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais

I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais

13 Out 2022
Câmara Municipal de Cascais promove o I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais, no dia 22 de outubro de 2022, no Centro Cultural de Cascais.

Cascais, detentor de um diversificado património, defende e respeita as memórias das suas gentes como garante da identidade cultural, mas sobretudo reconhece e valoriza o Património Cultural Imaterial. Este património coletivo integra um dos alicerces basilares na construção do futuro do nosso território, valorizando e delineando uma herança comum que urge conhecer e transmitir às gerações vindouras. Enquanto polo cultural de grande relevância, caracterizado pela peculiaridade e dinamismo com que envolve as suas tradições, vivências e identidade cultural e as apresenta de forma criativa ao mundo, Cascais utiliza as infraestruturas existentes, constrói novos espaços criativos, mas acima de tudo, reconhece o valor identitário da génese que caracteriza esta comunidade.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Cascais irá promover o I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais, no dia 22 de outubro de 2022, no Centro Cultural de Cascais. Este evento pretende ainda assinalar o 19º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial aprovada em Paris, a 17 de outubro de 2003. Neste encontro, que conta com a colaboração da Direção-Geral do Património Cultural, diversos especialistas na área debaterão temáticas tão relevantes como as dos mecanismos de gestão pública, metodologias de registo, de gestão e inventário e políticas de valorização, salvaguarda e proteção deste património coletivo. Contará ainda, no final, com um momento de debate, numa mesa-redonda, dedicada ao tema: O futuro do Património Cultural Imaterial: a premência dos processos de recolha e de registo e a sensibilização do poder central e local.

O evento irá ainda ser transmitido por streaming de modo a chegar a um público mais vasto e sem limites geográficos.

Consulte o programa AQUI

+ Sobre cascais