Início / Noticias / Homenagem aos combatentes e militares decorreu no Jardim Visconde da Luz.

Homenagem aos combatentes e militares decorreu no Jardim Visconde da Luz.

12 Nov 2018
A 11 de Novembro de 2018 fez 100 anos que foi assinado o tratado de cessar-fogo da primeira grande guerra mundial. O tratado conhecido por Armistício de Compiegne era assinado entre os Aliados e Alemanha, e dava assim por terminado o maior conflito armado que o mundo já tinha vivido na época.

Esta segunda-feira, pelo 12h00, o Jardim Visconde da Luz acolheu uma cerimónia de homenagem aos combatentes e militares junto ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra que contou com a presença do Superintendente Isaías Teles, Presidente do Núcleo de Oeiras e Cascais da Liga dos Combatentes e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras que destacou a importância de celebrar esta data:

"Todos os anos temos a oportunidade de, nesta data, evocar a memória dos que combateram a bem de algo que eles próprios, por vezes, podiam não entender e nós, hoje mesmo, não entendemos".

O presidente da autarquia salientou ainda que celebrar esta data, 100 anos depois "tem maior valor simbólico, por estarmos aqui a reconhecer o quanto as nossas forças armadas, os nossos combatentes, os nossos oficiais, sargentos e praças significam na defesa da liberdade, na defesa da democracia, na defesa do respeito pelos direitos humanos e da tolerância e por isso mesmo, esta homenagem é singela mas muito sentida", sublinhou.

Carlos Carreiras adiantou ainda que "Cascais também se mostra disponível uma vez mais para, em colaboração com a própria Liga, encontrarmos formas de apoiar todos aqueles combatentes que ainda hoje estão afetados por um dia terem sido chamados a defender aquilo que era nosso e a honrarem o nome de Portugal".

No âmbito das Comemorações do Centenário da I Grande Guerra Mundial, a Câmara Municipal de Cascais produziu a obra "1914-1918: Cascais durante a I Guerra Mundial" que apresenta a história do concelho durante esse período. Saiba mais sobre o livro aqui.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais