Início / Noticias / everydaycovid - diários fotográficos em estado de emergência

everydaycovid - diários fotográficos em estado de emergência

01 Jun 2021
A obra reúne mais de 500 fotografias de 87 fotógrafos e fotojornalistas portugueses que retratam momentos únicos da pandemia de covid-19.

No próximo dia 5 de junho, pelas 18h30, iremos integrar num momento único a apresentação do livro "everydaycovid - diários fotográficos em estado de emergência" com a inauguração da Exposição "Ver com outros olhos" - fotografias por pessoas com deficiência visual - patente na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.

O livro tem um primeiro caderno em braille e contém um código QR que permite ouvir as legendas das fotografias. O cariz inclusivo da obra justifica que a sessão de apresentação tenha como pano de fundo a Exposição "Ver com outros olhos", também ela pensada e equipada para ser vista, tacteada e ouvida.

A sessão contará com a presença dos fotojornalistas Gonçalo Borges Dias, André Dias Nobre e João Pedro Almeida, e dos representantes do Movimento de Expressão Fotográfica, Tânia Araújo e Luís Rocha.
Sobre o livro "everydaycovid" citamos o que Sílvia Souto Cunha, jornalista, escreveu para a revista Visão:

Poderia passar por um álbum de arte luxuoso, desses deixados languidamente em cima das mesas de café. É um livro grande e volumoso, com capa dura, boa impressão e design irrepreensível, atento aos detalhes – a capa branca com o miolo frontal tintado de verde mimetiza as máscaras que usamos, as guardas contêm uma calendarização dos contágios e óbitos provocados pelo vírus da Covid-19, o texto inicial está disponível numa versão em braille, há páginas desdobráveis... Mas o seu propósito é mais altruísta e importante do que o de um veículo para mera fruição das imagens, funcionando como um registo documental amplo dos efeitos da pandemia. Uma super reportagem de um momento excecional da História. Podemos perguntar-nos: porque é que estas imagens são tão importantes, se as vemos constantemente na nossa vida, na nossa rua? Porque a realidade teve e tem muitas camadas e protagonistas. E porque o tributo e a memória são a melhor estratégia para um mundo melhor, pós-confinamento e pós-vacina. E porque uma bela imagem também pode ser, agora, um requiem por mil lágrimas choradas.

Sobre a Exposição "Ver com outros olhos", financiada originalmente pela Fundação Calouste Gulbenkian, recordamos a notícia publicada por ocasião da sua abertura ao público que pode ler aqui.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais