Início / Noticias / Espreitar Portugal pela janela

Espreitar Portugal pela janela

26 Out 2022
De 30 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023, o espaço da Capela, no Centro Cultural de Cascais, recebe as fotografias de Fernando de Sousa Carvalho. O fotógrafo registou em imagem as janelas que encontrou em viagens de norte a sul de Portugal, ao longo dos anos.

Numa iniciativa conjunta da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, o Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição "Janelas de Portugal", do fotógrafo Fernando de Sousa Carvalho, que leva o público por uma viagem por Portugal através das suas janelas.

As janelas que Fernando de Sousa Carvalho fotografou em cidades como Guimarães, Viana do Castelo, Braga, Ponte de Lima, Porto, Aveiro, Ilhavo, Buçaco, Cúria, Coimbra, Tomar, Alpiarça, Caldas da Rainha, Santarém, Golegã e Tavira são evidências da interseção entre a tradição e as mais diversas correntes artísticas – do barroco à arte nova e não só – que é revelada em formas e expressões arquitetónicas nos edifícios do país, e um relato sobre a História de Portugal e sobre a cultura do seu povo.

Nas 91 fotografias que compõem a exposição há um testemunho implícito do fotógrafo sobre a componente humana que há por detrás da arquitetura e ornamentação dessas estruturas. O olhar de Fernando de Sousa Carvalho capta imagens capazes de suscitar o interesse e o apreço pela estética daqueles objetos mas também a curiosidade sobre a vida que acontece e espreita do outro lado daquelas janelas.

Fernando de Sousa Carvalho é natural do concelho de Vila Nova da Barquinha, onde nasceu em 1939, frequentou a escola primária e o liceu e vive atualmente, regressado após anos em Lisboa, ao lado da sua esposa Maria João Namorado d'Aguiar Sousa Carvalho, que é quem assina os textos que acompanham as suas fotografias. Ainda durante a década de 1950, desenvolveu o seu interesse pelo ato de fotografar e pela ciência por detrás do processo fotográfico. Depois da reforma e do regresso à terra natal, pôde voltar a dedicar-se à fotografia e a desenvolver o projeto que agora é mostrado no Centro Cultural de Cascais.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16
2750-800 Cascais Portugal
www.fundacaodomluis.pt/
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais