Início / Noticias / Escritor italiano Sandro Veronesi em Cascais

Escritor italiano Sandro Veronesi em Cascais

31 Mar 2022
Sandro Veronesi é considerado um dos mais importantes romancistas italianos contemporâneos

O escritor italiano Sandro Veronesi residirá e trabalhará em Cascais, no próximo mês de abril, no âmbito do programa de Residências Internacionais de Escrita Fundação D. Luís I, uma experiência única no país.

Sandro Veronesi nasceu em Florença em 1959. Considerado um dos mais importantes romancistas italianos contemporâneos, Veronesi é autor de mais de duas dezenas de livros de ficção, poesia, dramaturgia e ensaísmo. Sandro Veronesi ganhou por duas vezes o Prémio Strega, galardão literário de maior prestígio em Itália, sendo um de apenas dois autores a receber esta distinção por duas vezes.

A adaptação ao cinema do seu romance Caos Calmo (Prémio Strega 2006), realizada por Antonello Grimaldi e interpretada por Nanni Moretti, foi nomeada para o Urso de Ouro do Festival de Berlim em 2008.

O mais recente romance de Sandro Veronesi, O Colibri (Prémio Strega 2020), acaba de chegar às livrarias portuguesas, pela editora Quetzal e será igualmente adaptado ao cinema.

Organizadas pela Fundação Dom Luís I, no âmbito da ação cultural da Câmara Municipal de Cascais, coordenadas pela escritora e crítica literária Filipa Melo e efetuadas exclusivamente por convite, as Residências Internacionais de Escrita Fundação D. Luís I permitem a cada autor-residente uma estada na vila de Cascais, fornecendo-lhe um espaço para alojamento e um espaço para criação.

Inauguradas com a residência de Olivier Rolin, em 2018, acolheram em seguida o romancista norte-americano Michael Cunningham (maio a julho de 2019), o romancista inglês Jonathan Coe (outubro a dezembro de 2019), o romancista espanhol Javier Cercas (junho a julho 2021) e a romancista brasileira Nara Vidal (outubro e a dezembro 2021).

Reconhecido internacionalmente, este programa de residências literárias distingue-se por hospedar autores consagrados de todos os géneros e de todo o mundo, convidando-os a mergulharem num ambiente de refúgio propício para relaxar e criar novos trabalhos, bem como contactarem de forma privilegiada com Portugal e a cultura portuguesa. Os autores-residentes ficam hospedados no hotel Pestana Cidadela Cascais/Pousada Art District (parceiro do programa), idealmente localizado para o envolvimento com a comunidade cascalense.

Saiba mais AQUI

+ Sobre cascais