Início / Noticias / Dia Internacional dos Museus | O Poder dos Museus

Dia Internacional dos Museus | O Poder dos Museus

17 Maio 2022
“O Poder dos Museus” é o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. Neste dia pretende-se explorar o potencial dos museus para trazer mudanças positivas ao mundo. Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares incomparáveis de descoberta, mostram-nos o nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias — dois passos essenciais para construir um futuro melhor.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, a entrada é gratuita nos museus de Cascais. Celebre connosco este dia e visite os vários equipamentos culturais do concelho.

Ainda esta quarta-feira, às 18h00, no Auditório do Centro Cultural de Cascais, vai ter lugar a apresentação do catálogo digital de partituras do maestro Fernando Lopes-Graça comentada por João Pedro d'Alvarenga e Manuel Deniz Silva. Segue-se um concerto pelos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Preservar e valorizar o património cultural: o espólio musical de Fernando Lopes-Graça à distância de um clique. A apresentação discute e ilustra os benefícios e problemas da digitalização como processo de conversão de um objecto físico, tangível ou intangível, em objecto digital e como processo de gestão dos objectos digitais e da informação que transmitem no âmbito particular do Património Cultural. A este respeito, apresenta-se a digitalização do espólio musical de Fernando Lopes-Graça e mostra-se como o processo pode valorizá-lo. Saiba mais aqui.

No âmbito do tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus "O Poder dos Museus" para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, o ENVOLVE-TE/Programa Cultural e Educativo de Cascais apresenta um conjunto de atividades na área do teatro, da dança e da performance das quais se destaca o espetáculo de dança contemporânea "+ Igual" partilhado entre espaços, e interpretado pela bailarina Elena Castilla.

É também a ocasião para fazer uma visita à exposição "Do Poder da Arte e da Comunidade" (ver mais aqui) que pretende mostrar publicamente a prática cultural e educativa nos contextos de museu, de galeria e na relação com o espaço natural do Bairro dos Museus.

Saiba mais sobre a programação no Dia Internacional dos Museus aqui.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais