Início / Noticias / “Contos Tradicionais e Contos de Fadas” apresenta obras inéditas de Paula Rego

“Contos Tradicionais e Contos de Fadas” apresenta obras inéditas de Paula Rego

09 Maio 2018
Exposição de Paula Rego divide-se entre desenho, pintura e gravura.

Oito salas da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, abriram, esta terça-feira, portas à mostra "Contos Tradicionais e Contos de Fadas", revelando obras inéditas nunca antes expostas.

Mais de uma centena de peças de desenho, pintura e gravura, concebidas desde os anos 60 até 2017, mostram o universo dos contos tradicionais e de fadas, muitos deles inspirados na pesquisa da artista sobre a literatura dos contos populares portugueses.

"Esta exposição é especial porque apresenta obras feitas pela minha mãe durante 70 anos, algumas eu encontrei há pouco tempo numa gaveta e, por isso, nunca foram expostas. Está aqui não só a história dos contos de fadas, mas também a história de vida de Paula Rego. Este é o trabalho que está mais perto do coração da minha mãe", afirma Nick Willing, filho de Paula Rego.

Já Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, vinca que "quem visitar a exposição vai certamente apreciar um tipo de abordagem às histórias tradicionais com um olho de adulto muito perspicaz, porque encontra aqueles elementos mais negros que existem nas histórias populares e de fadas e que não escaparam à expressão pictórica extaordinária da artista".

A mostra com curadoria de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira está enquadrada no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais e estará aberta ao público até 30 de setembro.

+ Sobre cascais