Início / Noticias / Cascais tem mais uma Associação centenária

Cascais tem mais uma Associação centenária

26 Mar 2023
Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris está de parabéns pelos seus 100 anos de existência.

Sabia que a 25 de agosto de 1988 a Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris participou na extinção do incêndio do Chiado? Que em 3 de julho de 1997, O Jornal da Costa do Sol, elogiou a atividade desportiva da Associação, anotando que «a equipa do karate é campeã nacional, vice-campeã europeia e a terceira melhor do Mundo»? Que foi a AHBE que trouxe para o Estoril uma das maiores inovações tecnológicas da época (anos 30, sec. XX) uma Cine-esplanada?

Cem anos de História com muitas estórias dentro

A Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris (AHBE) é a associação mais antiga do Estoril, cuja história se entrelaça com a freguesia e a sua população.

Em 1923 a Sociedade Filarmónica Estorilense foi extinta para dar lugar à Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, tendo por objetivo a proteção das vidas e dos bens da comunidade. A nova Associação cedo diversificou as suas funções, criando um posto clínico ( que ainda hoje se encontra em funcionamento) e promovendo iniciativas de solidariedade social, bem como atividades desportivas, culturais e recreativas.

Em 1927 instalou o seu quartel-sede na futura Avenida dos Bombeiros Voluntários, no Estoril, que foi reinaugurado em 1985, na sequência de uma extensa campanha de remodelação e ampliação, a que se seguiu a construção do Complexo Desportivo do Estoril, na Alapraia, que gere desde 1993. Considerada de utilidade pública desde 1928, a Associação foi condecorada pelo Presidente da República em 1944, com a Comenda da Ordem de Benemerência.

Continuando a inovar e a desempenhar um papel social, desportivo e, também recreativo, de grande relevo, em 1937, a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris exibiu na sua Cine-Esplanada um «surpreendente espetáculo cinematográfico»: Tarzan e a Companheira, «filme maravilhoso e empolgante cheio de "clous" sensacionais e situações inéditas e imprevistas».

Em termos desportivos, atletas da Associação têm tido feitos notáveis, designadamente a equipa de Karaté campeões nacionais, tendo trazido vários troféus internacionais para Cascais e António Roquete de Andrade, após a sua participação nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 e Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, participou ainda como atleta nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (onde foi porta-estandarte) em 1984, sendo o judoca português com mais participações em Jogos Olímpicos.

Todo este património histórico que faz parte do arquivo da centenária AHBE, está disponível para consulta pública no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, no âmbito do PRADIM – Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal. Aceda aqui

+ Sobre cascais