Início / Noticias / Cascais lança Ebook da Crónica de el-Rei D. Afonso Henriques

Cascais lança Ebook da Crónica de el-Rei D. Afonso Henriques

23 Fev 2019
A Câmara Municipal de Cascais apresentou ao público o Ebook das Crónicas Quinhentistas do Museu Condes de Castro Guimarães.

Assinalando os 100 anos sobre o primeiro estudo e divulgação realizados pelo Conde de Castro Guimarães, a Câmara Municipal de Cascais apresentou ao público a digitalização integral do códice, bem como a edição ebook que conta com dois textos especializados de enquadramento - um de análise diplomática e paleográfica de Leonor Calvão Borges, Mestre em Paleografia e Diplomática e Arquivista na Assembleia da República, e outro abordando a vertente do documento enquanto objeto artístico por José Manuel Garcia, Doutorado em História e investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses.

A importância da obra existente no Museu Condes de Castro Guimarães, mais do que qualquer outro dos códices iluminados ou crónicas de aparato que se conhecem do texto de Duarte Galvão, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e na Biblioteca Pública e Municipal do Porto, notabilizou-se pela vista da cidade de Lisboa, uma das suas mais antigas representações panorâmicas, atribuída a António de Holanda.

A iniciativa da autarquia é também uma homenagem a esta importante figura mecenática que em 1927 legou à população cascalense a sua casa, com o recheio artístico e bibliográfico e outros bens materiais, para aí se fundar o primeiro museu-biblioteca do concelho, inaugurado oficialmente em 12 de Julho de 1931, e se preserva e transmite às gerações vindouras o maior tesouro do seu legado, tornando-o cada vez mais acessível ao grande público através da internet e das novas tecnologias.


Descarregue aqui o Ebook Crónica de el-Rei D. Afonso Henriques

Sobre a Biblioteca Museu Condes de Castro Guimarães

Constituída pelo acervo bibliográfico legado pelo Conde de Castro Guimarães, esta coleção reúne essencialmente obras de História Universal, História de Portugal, Música, Marinharia e Romance, nesta divisão destaca-se a obra mais emblemática e valiosa do acervo do Museu: o manuscrito iluminado Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão, datado de 1505, no qual é de salientar a primeira representação conhecida da cidade de Lisboa, da autoria de António d'Ollanda. O catálogo desta biblioteca pode ser consultado online ou mediante requisição prévia.



+ Sobre cascais