Início / Noticias / Cascais homenageia Prof. Arquiteto Carlos Antero Lopes Ferreira

Cascais homenageia Prof. Arquiteto Carlos Antero Lopes Ferreira

19 Abr 2021
Carlos Antero Lopes Ferreira, poeta, ensaísta, historiador, professor catedrático, e cascalense ilustre

A Câmara Municipal de Cascais homenageia, quarta-feira, dia 21 de abril, o Prof. Arquiteto Carlos Antero Lopes Ferreira, poeta, ensaísta, historiador, professor catedrático, e cascalense ilustre, com a inauguração de uma rotunda com o seu nome. Saiba  mais aqui.

Carlos Antero Ferreira foi Presidente do Centro Cultural de Belém, Presidente do Instituto Português do Património Cultural, Presidente da Academia Nacional das Belas Artes, Professor Catedrático e fundador da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Diretor da Sociedade de Geografia de Lisboa, Fundador da National Geographic Society e Senador da Universidade Técnica de Lisboa, de entre muitos outros cargos e funções.

O homenageado iniciou a prática profissional no escritório do Prof. Cristino da Silva onde colaborou na elaboração de grandes projetos, tendo posteriormente desenvolvido atividade por conta própria, até 1983, e dirigido gabinetes de arquitetura de empreendimentos imobiliários, como os do Novo Carnaxide (1964) e do projeto Miraflores, 1.ª fase do Plano de Urbanização do Vale de Algés (1967).
Carlos Antero Lopes Ferreira exerceu atividade de designer na área de mobiliário, nessa qualidade tendo participado em Lisboa na 1ª Exposição de design português organizada pelo Instituto Nacional de Investigação Industrial, e Interforma – Equipamento de Interiores em 1971 e atividade de consultor na área pioneira da Prevenção e Segurança contra Incêndio em Edifícios. A sua carreira docente foi vasta tendo sido segundo assistente convidado, com regência de cadeira, do curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1963), de cuja Biblioteca foi o primeiro Diretor (1968). Foi também Professor Agregado, Primeiro Assistente e Professor das Cadeiras de Tecnologia da Arquitetura, aprovado em concurso de provas públicas, em mérito absoluto e relativo (1967).

Com a criação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, de cuja Comissão Instaladora fez parte desde 1983, foi nomeado Professor Associado em 1984, passando a Professor Catedrático em 1989 e Professor Catedrático com Nomeação Definitiva em 1991.

Primeiro Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, eleito para quatro mandatos, Presidente do Conselho Pedagógico e Presidente do Conselho Diretivo. Na mesma Faculdade de Arquitetura, patrocinou em 1983 a criação do Curso de Mestrado em "Recuperação do Património Arquitetónico", e fundou o primeiro curso de pós-graduação em Portugal na especialidade de "Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos", que se repetiu nos anos seguintes, de 1984, 1985 e 1986. Foi Senador da Universidade Técnica de Lisboa, por inerência de cargo diretivo e Doutor Honoris causa em Belas-Artes pela Academia de Santo Estêvão de Jerusalém.

"Dava-se bem com toda a gente, não tinha religião, não tinha cor política e era amigo do seu amigo", recorda a filha, Filipa Antero Ferreira, acrescentando: "Foi um pai e avô extraordinário, carinhoso e presente".

Carlos Antero Ferreira era casado há 63 com a Arq. Aricia Alberty de Ferreira. Casaram-se quando eram colegas de curso e tiveram cinco filhos (um já falecido) e dez netos, o mais velho com quarenta anos e o mais jovem com 14 anos

Segundo Filipa Antero Ferreira, o seu pai deixou concluídas duas obras por publicar: uma monografia de retratos de D. Maria II e uma Resenha Histórica de Cascais, encomendada pelo ministério das Obras Públicas, mas nunca editada em livro. S.R.S.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais