Em "Declinações Gandaresas e Outras", o traço de Ana Sério (Oeiras, 1976) percorre as imagens difusas que povoam o areal da gândara e, nas telas que estarão patentes, ora figurativas, ora abstratas, a pintora apresenta-nos as suas variações e elaborações sobre o conceito da paisagem, estabelecendo um diálogo plástico e conceptual com os escritos de Carlos de Oliveira (1921–1981), principalmente no livro "Finisterra", de 1978, do artista, que esteve na génese do Movimento Neorrealista português.
Como no livro, há um constante sentido de movimento, como cores e formas que se vão transformando. Na composição destes desenhos e pinturas, a artista utiliza materiais e suportes diversos, da tinta a óleo, ao carvão e à cera de abelha sobre madeira, linho e papel, demonstrando o seu domínio sobre a técnica, a expressividade e a beleza do processo criativo.
Com esta exposição o Centro Cultural de Cascais reconhece o talento de uma artista com um já longo e distinto percurso, sempre apoiado na inovação e na força criativa.
Ana Sério vive e trabalha em Carcavelos. É Doutoranda em Belas-Artes/Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde também se licenciou em Artes Plásticas/Pintura em 2000. Nesse mesmo ano foi distinguida com o 1º Prémio João Barata 2000, facto que lhe proporcionou realizar a sua primeira exposição individual, "A Forma das Cores" na Galeria Barata, em Lisboa. A partir desse ano realizou diversas exposições individuais e coletivas. Em 2001/2002 prosseguiu os seus estudos em Inglaterra na Norwich University of the Arts, onde obteve o Mestrado em Belas-Artes.