"Tem sido um clássico termos os clássicos em Cascais", refere Carlos Carreiras, salientando o facto de esta ser a terceira edição do Cascais Classic Motorshow. " Esta é uma formula de sucesso, uma fórmula virtuosa que se tem afirmado de ano para ano e tem uma componente económica muito importante. À volta dos clássicos há todo um conjunto de cadeias de valor que geram riqueza e isso é muito importante para Cascais".
O Ford GT que venceu o Concours d'Elegance do ano passado vale mais de dois milhões de euros. Este ano, os candidatos prometem uma competição acesa pelo prémio Best of Show no V Cascais Concours d'Elegance. São mais de 60 automóveis de grande prestígio a lutar pelo prémio principal, que vai ser decidido por um júri internacional de especialistas.
No relvado do Hipódromo de Cascais, os holofotes estão apontados para algumas categorias em concurso: Mercedes 190 SL de todas as cores, a celebração da marca Lancia - desde o revolucionário Lambda dos anos 20 aos emblemáticos Montecarlo, Stratos e 037 Stradale, ou o raríssimo DKW Monza, um dos 50 modelos existentes em todo o mundo, que com o seu motor de três cilindros a dois tempos, com 980 cc e 44 cavalos, permitia-lhe bater recordes nos anos 50 a mais de 145 km/h nas pistas de velocidade.
Expetativa grande para o Edfor, provavelmente o mais belo automóvel de fabrico português, que vai reaparecer em Cascais, depois de um restauro completo. Construído por Eduardo Ferreirinha, em 1936, com a base mecânica do Ford V8, este desportivo nacional tinha soluções muito avançadas para a época e vai recuperar a sua decoração original pela primeira vez em várias décadas.
A Presidência da República também é homenageada este ano. No Hipódromo de Cascais o Rolls Royce Phantom III, de 1937, que por cá transportou a Rainha Isabel II e os papas Paulo VI e João Paulo II, aquando das respetivas visitas de Estado. "O papa não queria andar de Rolls e teve de se pintar a grelha de preto e tapar o símbolo da Rolls para que o carro pudesse ser aproveitado", recorda Carlos Barbosa, presidente do ACP - Automóvel Club de Portugal, que organiza o cascais Classic Motorshow em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
O Rally ACP Clássicos, a tradicional prova de regularidade histórica que este ano passa por Sintra e Mafra, partiu de manhã e regressa ás 13h00 de sábado.
Sábado à tarde, a partir das 16h00, num percurso circular no interior da vila (em torno do Centro Cultural de Cascais, Parque Marechal Carmona e Hipódromo ), os automóveis produzidos até 1930 têm o seu momento no "Quilómetro Lançado", um teste único à sua resistência.
O final acontece em grande apoteose com o Monumental Desfile de domingo, a partir das 11h00, desde a Marina de Cascais até Carcavelos, onde são esperados mais de 600 carros, que terão a estrada marginal só para eles até à rotunda de Carcavelos junto ao Forte de S. Julião.
O Vintage Market, no Parque Marechal Carmona abre dia 15 e reúne automobilia, exposições, restauração e música ao vivo. Há muitas ofertas para o público para reviver o glamour de outros tempos.
O acesso aos vários espaços do evento é grátis.
Vestidos à época é melhor
O público pode assistir ou participar no Cascais Classic Motorshow vestido a rigor. Ao estilo Rockabilly, Pin-Up ou Dandy, o que interessa é passar um bom momento num ambiente recriado no Vintage Market, instalado no Parque Marechal Carmona. Profissionais vão ajudar a dar aquele retoque final para que nada falte ao look retro do público.
Homenagem ao Barro de Bisalhães
O troféu "Best of Show" do Concours d'Elegance é produzido em barro preto de Bisalhães. Desenhado pela empresa Bisarro, de Vila Real, é manufaturado através de uma técnica ancestral que foi considerada património Cultural Imaterial pela Unesco, em 2016.