Início / Noticias / Casa das Histórias expõe Coleção de Arte Britânica do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian

Casa das Histórias expõe Coleção de Arte Britânica do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian

06 Out 2021
Uma oportunidade única para visitar três décadas de arte contemporânea

A Casa das Histórias Paula Rego apresenta, a partir desta sexta-feira, a Coleção de Arte Britânica do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. A exposição percorre três décadas de arte contemporânea (1956–57 a 1987), através de um conjunto de pinturas, desenhos e gravuras de artistas como Michael Andrews, Patrick Caulfield, Victor Willing, David Hockney, Steven Campbell, entre outros que, tal como Paula Rego, residiram e trabalharam na capital britânica, ficando associados à intitulada "Escola de Londres". A Curadoria é de Catarina Alfaro e de Patrícia Rosas.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras refere o "enorme prazer e orgulho em apresentar uma seleção de obras da Coleção de Arte Britânica do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian", acrescentado que a mostra se realiza "no âmbito do protocolo, renovado em 2019, entre a pintora e família e a Câmara Municipal de Cascais. Este protocolo garante a continuidade da atividade da Casa das Histórias Paula Rego por mais dez anos e define novidades, entre as quais um espaço — a Sala 0 — para a apresentação de trabalhos de artistas cujo universo criativo esteja de algum modo ligado ao de Paula Rego".

Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, que gere a programação do Bairro dos Museus de Cascais, que a Casa das Histórias integra, salienta que "a exposição da Coleção de Arte Britânica do CAM enquadra-se na oferta cultural que temos vindo a proporcionar na Casa das Histórias Paula Rego. Se por um lado revisitamos a obra ímpar da artista desde o início da sua carreira até aos dias de hoje, por outro colocamos o seu trabalho em diálogo com o de diversos criadores, seus contemporâneos ou mais jovens, sublinhando também em certos casos excecionais, assim o esperamos, aquilo que une o talento da pintora a nomes que marcaram a História da Arte ao longo dos séculos".

Por seu lado, Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, declara que "esta exposição revelou-se uma oportunidade única para permitir que o público possa usufruir deste conjunto de obras de arte muito singular. Fazê-lo na Casa das Histórias constitui mais um motivo de celebração, uma vez que as relações entre a Fundação Calouste Gulbenkian e Paula Rego datam do início dos anos 1960, com a aquisição de obras diretamente à artista e com a atribuição de subsídios e bolsas que lhe permitiram desenvolver o seu trabalho no Reino Unido. Este vínculo entre a artista e a instituição mantém-se até aos dias de hoje".

De acordo com as curadoras da exposição, Catarina Alfaro e Patrícia Rosas, a Coleção de Arte Britânica do CAM "possibilita uma visão relativamente abrangente do panorama artístico britânico da primeira metade da década de 1960", sendo que "para esta exposição foram também selecionadas obras de artistas da Coleção de Arte Britânica produzidas nos anos 1980, como Maggi Hambling, Steven Campbell e Peter Howson, que não se enquadram, por razões cronológicas, no contexto específico da Escola de Londres, mas que se aproximam do universo figurativo de Paula Rego".

A Coleção de Arte Britânica do CAM estará patente na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, de 8 de outubro a 30 de janeiro de 2022, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 (última entrada às 17h40).

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais