Início / Noticias / Bibliotecas Municipais com novo catálogo online

Bibliotecas Municipais com novo catálogo online

22 Abr 2021
São mais de 170.000 volumes das coleções da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, dos quais mais de 400 integralmente disponíveis online.

Comemora-se hoje, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro. Entre as iniciativas levadas a cabo pelas Bibliotecas Municipais de Cascais, destaca-se a renovação do seu catálogo on-line.

Foi em 2007 que, pela primeira vez, as coleções da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais marcaram presença no mundo virtual, disponibilizando o acesso on-line ao seu catálogo através do "Pacweb". Com funcionalidades ainda por revelar, permitia então a pesquisa entre os mais de 60.000 volumes que o catálogo coletivo das Bibliotecas de Cascais reunia. Em 2009, associava-se à pesquisa a possibilidade de reserva do título pretendido, garantindo aos leitores a disponibilidade do documento. E os leitores conquistavam uma área pessoal no catálogo on-line. Nesse ano, foram registadas 75 corajosas reservas!

Atualmente, o Pacweb dá acesso aos mais de 170.000 volumes das coleções da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, dos quais mais de 400 integralmente disponíveis on-line através da Biblioteca Digital. Regista anualmente mais de 2.000 reservas, efetuadas de forma autónoma pelos leitores e dá resposta a mais de 160.000 pesquisas por ano.

A partir de hoje, aliando-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, assume uma nova forma: visualmente mais apelativo, revela coleções, outrora de difícil acesso; mostra destaques selecionados; apresenta projetos em curso; disponibiliza a agenda de eventos. Descubra o renovado catálogo on-line da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais aqui.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais