Início / Noticias / AREAL³ Nada com sem propósito, de António Areal, Martim Brion e Sofia Areal

AREAL³ Nada com sem propósito, de António Areal, Martim Brion e Sofia Areal

29 Abr 2025
De 3 de maio a 11 de julho

O Centro Cultural de Cascais junta três gerações de artistas da mesma família na exposição AREAL³ Nada com sem propósito, de António Areal, Martim Brion e Sofia Areal. Para ver, de 3 de maio a 11 de julho, pintura, desenho, escultura, fotografia, escrita, cerâmica, têxteis, entre outros meios e técnicas que revelam a forma como autores de realidades diferentes olham o mundo. A organização é da Fundação D. Luís, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

A mostra reúne três abordagens à cor, à linha, ao tema e, em última análise, à arte, de processos criativos e vivências que atravessaram várias décadas.
A obra de António Areal (Porto, 1934 — Lisboa, 1978) destaca-se no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX como figura charneira na transição do surrealismo ortodoxo para o gestualismo e, depois, para um novo tipo de figuração em ligação crítica com a arte Pop e o Nouveau Réalisme. Artista autodidata, foi particularmente influenciado pela literatura e filosofia no desenvolvimento da sua formação. Em 1957 foi galardoado com o Prémio de Desenho na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian. Autor de uma obra ímpar, foi premiado nacional e internacionalmente, representou Portugal na IX Bienal de São Paulo (1968). Em 1990 foram realizadas exposições retrospetivas da sua obra no Centro Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, e na Fundação de Serralves, Porto.

Sofia Areal (Lisboa, 1960) é uma das mais importantes artistas portuguesas da atualidade. O interesse inicial pela técnica da tapeçaria é direcionado para a pintura e o desenho, em virtude do tempo associado ao processo de produção, onde encontra a velocidade, o instante, e neles satisfaz a liberdade do impulso, da surpresa e do acidente, e a exploração de uma relação uníssona com os suportes e os materiais. Os primeiros trabalhos são figurativos, predominando a paisagem e as naturezas-mortas. Evolutivamente, a figuração cede lugar à composição abstrata em sobreposições e justaposições de formas e de traços, entre vazios e plenitudes, entre positivos e negativos.

O percurso artístico de Martim Brion (Lisboa, 1986) é uma combinação de vários interesses coalescentes, desde a utilização de referências literárias, à procura de uma forma polida e equilibrada na sua obra escultórica, passando pelo seu diário visual exposto na sua fotografia ou o foco na obra criada digitalmente. É uma prática diversificada e evolutiva, que passou a englobar mais campos e interesses à medida que amadureceu, sem nunca perder a sua consistência e foco.

Se Sofia Areal cresceu, entre outras influências, à volta da arte e do processo artístico do pai, já Martim Brion cresceu entre o trabalho do avô e da mãe e acompanhou esse mesmo processo artístico.

"Esperamos que esta exposição que apresenta uma visão destas três gerações de artistas da mesma família, um caso invulgar, seja algo que proporcione uma quarta perspetiva distinta, a do espetador, que pode estar familiarizado com algumas das obras ou artistas apresentados, mas não com todos e provavelmente menos com as suas ligações e desconexões", adianta Martim Brion, artista e curador.


Saiba mais sobre AREAL³ Nada com sem propósito, de António Areal, Martim Brion e Sofia Areal


Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16
2750-800 Cascais, Portugal


Abertura ao público | Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)
Entrada livre | Primeiro domingo de cada mês
Encerra | Segunda, Domingo de Páscoa, 1º de Maio, Dia de Natal, Dia de Ano Novo


Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); 15 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas), ou 25 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 72 horas)


Descontos em bilhética Bairro dos Museus

+ Sobre cascais