Guia para a identificação de algumas famílias de peixes ósseos de Portugal continental, através da morfologia dos seus otólitos sagitta
Sinopse
Quando em 2002, o biólogo marinho e professor universitário, Carlos António da Silva Assis, venceu o Prémio do Mar Rei D. Carlos, na categoria “Biologia Marinha e Oceanografia Biológica”, com o trabalho de investigação que deu origem a este livro, estaria longe de imaginar o interesse que este viria a despertar junto da comunidade científica. Afirmando-se como um autêntico guia prático para a identificação de algumas famílias de peixes ósseos das águas costeiras, estuarinas e continentais portuguesas, esta obra, ao longo dos anos, constituiu-se como um precioso instrumento de apoio à investigação num domínio científico de elevada especificidade.
Ao chamar a atenção para a importância fundamental dos otólitos sagitta (pequenos ossos existentes na cabeça dos peixes não cartilagíneos), o autor identifica-os entre as peças anatómicas dos peixes que mais utilidade têm e cujo estudo, um maior número de aplicações permite, ultrapassando, em muito, o domínio da Ictiologia.