Início / Património / Quinta dos Chaínhos
Início / Património / Quinta dos Chaínhos

Quinta dos ChaĆ­nhos

Morada

Av. Infante Dom Henriques 1018, Murtal
Parede

Georreferenciação

38.706931, -9.366339

InformaƧƵes

Monumento de Interesse Municipal – Deliberação camarĆ”ria de 04-03-2002

A Quinta remonta ao século XVII, destacando-se pela produção do vinho de Carcavelos. Em 1664 foi entregue, por mercê, a José Monteiro de Carvalho, vindo a ser, mais tarde, apreendida, por dívidas, a António de Sousa Viegas. Mariana Brum de Amorim Coelho, casada com o conselheiro Fernando de Magalhães e Avelar, seria umas das suas proprietÔrias, a quem se sucedeu, por herança, a família Lagrange, que manteve a Quinta como como residência de verão.

Ao longo do século XX sofreu diversas reestruturações. No entanto, identifica-se, ainda, um pÔtio que daria acesso à entrada nobre de uma casa de dois pisos. Imediatamente a sul, uma pequena capela, com telhado de duas Ôguas e torre sineira, mantém-se ao lado do portão principal. Permanece igualmente a antiga adega junto ao portão, que mais tarde se transformou em cavalariça.

O conjunto das estruturas de irrigação, representativo do espaço agrícola do século XVIII, estÔ visivelmente degradado, o mesmo acontecendo com o imponente aqueduto de pilares verticais que, com uma altura apreciÔvel, transportava Ôgua de uma nora, junto à ribeira, até um grande tanque, junto à avenida, com cerca de 100 por 10 metros.

Ver Mais

+ Sobre cascais