Início / História / Da pré-história ao período Romano
Início / História / Da pré-história ao período Romano

Da pré-história ao período Romano

Texto: 

A presença do Homem no território que hoje constitui o concelho de Cascais parece remontar ao Paleolítico, período de que subsistem alguns vestígios arqueológicos, nomeadamente nas Grutas do Poço Velho, situadas no coração da vila, que ainda assim foram sobretudo utilizadas no Neolítico, quando às comunidades de caçadores-recoletores se sucederam as de pastores-agricultores.

À escassíssima ocupação do Paleolítico Superior suceder-se-ia uma densa utilização durante o 3.º milénio a. C. enquanto espaço exclusivamente funerário, de que subsistem os componentes dos dois grandes complexos mágico-religiosos de então: as placas de xisto gravadas e, em maior número, os artefactos votivos em calcário. Durante o Neolítico, a utilização de grutas para o culto dos mortos esteve também na origem da construção de grutas artificiais abertas nos calcários macios da Alapraia e de S. Pedro do Estoril, onde se praticou o mesmo tipo de inumação das grutas naturais, que prosseguiu no Calcolítico.

A região foi ocupada e profusamente explorada durante o período romano, cujas villae contribuíram de forma decisiva para a consolidação do povoamento do futuro concelho, igualmente marcado pela transformação de Cascais num porto de suporte à captura, transformação e comercialização de pescado. Para saber mais visite o site Lisboa Romana.

Vila Romana de Casais Velho
Vila Romana de Casais Velho
Villa Romana do Alto da Cidreira
Villa Romana do Alto da Cidreira
Conjunto de aneis de ouro espiral
Conjunto de aneis de ouro espiral

+ Sobre cascais