Início / Noticias / “A Feliz Invenção das Mulheres Velhas” em exposição no Centro Cultural de Cascais

“A Feliz Invenção das Mulheres Velhas” em exposição no Centro Cultural de Cascais

10 Nov 2025
A mostra estará patente até 4 de janeiro de 2026

A Fundação D. Luís I, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, apresenta A Feliz Invenção das Mulheres Velhas, a nova exposição da artista portuguesa Isabel Baraona, patente no espaço da Capela do Centro Cultural de Cascais entre 7 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
Com curadoria da própria artista, a mostra reúne obras recentes da série Desenhos Barrocos e propõe uma reflexão sobre a felicidade feminina perante o envelhecimento. Partindo de figuras clássicas como Antígona, Cassandra e Medeia, mulheres que desafiaram a ordem patriarcal e pereceram tragicamente antes da maturidade, Baraona questiona que novas linhagens de mulheres podem ser inventadas para além das convenções sociais e da supervalorização da juventude.
A exposição inspira-se também no texto Apresento-me (1992), de Ursula K. Le Guin, que escreve: "Não tenho a certeza se alguém já inventou as mulheres velhas; mas pode valer a pena tentar." Nesta mostra, Baraona ensaia precisamente essa invenção, através de desenhos em papel com tinta-da-china, onde liberdade e alegria se afirmam como gestos de resistência e plenitude.

Sobre a artista
Isabel Baraona (Cascais, 1974) é artista, professora na ESAD.CR | IPLeiria e investigadora no LiDA – Laboratório de Investigação em Design e Arte, sendo uma presença ativa na produção cultural e artística em Portugal e cofundadora da Oficina do Cego – Associação de Artes Gráficas. Licenciada em Pintura pela La Cambre (Bélgica) e Doutorada em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha), desenvolveu também um pós-doutoramento na Universidade Rennes 2 (França). O seu trabalho integra coleções nacionais e internacionais e tem sido apresentado em exposições em Portugal e no estrangeiro.


Mais informações AQUI

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais, Portugal
Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

+ Sobre cascais