
Durante o fim de semana de 27 e 28 de setembro, a Feira Cultural do Bairro ocupa o Parque Marechal Carmona e reúne dezenas de editoras, estúdios e selos, com entrada livre e objetos únicos. Um convite a descobrir, conversar e levar obra para casa, enquanto conhece o restante programa do Festival Bairro dos Museus.
Editoras e livrarias
Ao longo do Parque, haverá catálogos editoriais que vão do livro ilustrado ao ensaio, do fotolivro às zines, com a presença de editoras e livrarias de curadoria independente como Gabinete Paratextual, Edições da Ruína, Editora Passatempo, Opuntia Books, Sr Teste, Orfeu Negro, Greta Livraria e Pato Lógico. Somam-se ainda referências conhecidas do panorama português como a Antígona, a par de projetos como Chilli Com Carne, compondo um retrato vivo da edição contemporânea onde é possível descobrir primeiras edições, tiragens curtas e livros de artista.
Estúdios e artistas
Entre prints, séries de serigrafia e objetos de autor, estúdios como Estúdio Trovoada, Ideias no Escuro, Oficina Loba e Oficinas do Vale Mau mostram processos e bastidores que raramente são disponibilizados ao público. O percurso abre ainda espaço à mostra de artistas e autorias locais – de Inês Mojo a Mary Branco, passando pela ilustradora e tatuadora Espirro – e convida a levar para casa peças únicas com assinatura.
Música e selos
A edição independente de música não fica de fora deste encontro, com selos e coletivos como Cafetra, Coletivo Lenha e Out Of Order, que trazem vinil, cassetes e merchandise, enquanto editoras ligadas à eletrónica e ao clubbing (Paraíso, Rotten \ Fresh, All Nice Records, Golden Mist e Atlantic Thunder) apresentam edições de catálogo e novidades. Entre raridades reeditadas e lançamentos recentes, temos na Feira um mapa sonoro da música alternativa portuguesa, pensado para a descoberta.
Gastronomia
Para além desta oferta, uma zona de restauração com food trucks e bar garante opções para pausas durante o circuito. O espaço gastronómico prolonga a experiência, funcionando como ponto de encontro informal e acolhedor.
A Feira Cultural convida a ficar, conversar e levar obra para casa, enquanto se transita entre a programação de concertos, exposições, cinema, teatro, poesia e atividades para a família, na primeira edição do Festival Bairro dos Museus. É o ponto de encontro perfeito entre a criação contemporânea e o Bairro, reforçando a ideia de que, durante estes dias, todo o território se transforma em palco e espaço de convivência cultural.
Saiba mais AQUI