O Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, conhecido pela sua singular arquitetura e história, é palco de uma exposição imperdível: "Fernando Lopes-Graça: Ligações Artísticas", inaugurada no passado dia 17 de dezembro de 2024, data que celebra os 118 anos do nascimento de um dos mais emblemáticos compositores portugueses do século XX, Fernando Lopes-Graça.
A exposição mergulha na vida e obra do compositor, destacando a sua produção musical, mas essencialmente o vasto universo artístico e humano que o rodeava. As obras presentes na exposição são as mesmas que forravam as paredes da sua casa.
Entre as peças expostas, encontrará partituras, correspondência, fotografias e capas de discos desenhadas por artistas contemporâneos como Maria Helena Vieira da Silva e Pedro Avelar, que por sua vez, mantinham as obras originais em quadros oferecidos ao compositor.
Mas também catálogos e edições literárias com dedicatórias de grandes nomes do panorama cultural português como Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny e António Quadros.
Este diálogo, entre música e artes visuais transporta-nos para uma viagem sensorial única, desafiando-nos a ouvir com outros sentidos, através da abstração e das ligações artísticas que Lopes-Graça tanto valorizava.
A exposição também aborda momentos marcantes da vida do compositor, como o exílio em Paris, o seu regresso a Portugal e o legado de parcerias e amizades que marcaram a sua trajetória.
Esta exposição é um convite para revisitar a obra de Fernando Lopes-Graça e uma oportunidade de explorar o cruzamento entre música e cultura visual, numa homenagem vibrante à cultura portuguesa.
CMC | TN | SD