A 18 de janeiro, pelas 15h00, apresentar-se-á na Casa Sommer o catálogo da exposição "A Invenção do Estoril: História em Fotografia (1914-1955)", em que a coleção de negativos de gelatina em vidro do Hotel Palácio, até agora inédita, será finalmente revelada em 176 páginas ilustradas. A sessão contará ainda com uma visita guiada especialíssima à exposição, conduzida por Cristina Carvalho e João Miguel Henriques, que revelarão novos detalhes acerca da fascinante história do Estoril.
A organização da exposição "A Invenção do Estoril: História em Fotografia (1914-1955)", na Casa Sommer, teve por base o processo de recuperação de mais de dois milhares de negativos de gelatina em vidro da coleção do Hotel Palácio, que estiveram por revelar durante quase um século.
O catálogo da exposição permite reconstituir de forma detalhada, através de muitas fotografias inéditas, o meteórico processo de construção e afirmação do Estoril enquanto o mais icónico destino turístico português, entre 1914 e 1955. Surpreendentemente, os protagonistas destas imagens resgatadas ao tempo não são os edifícios, mas as pessoas. Os registos de cenas da vida quotidiana de milhares de homens, mulheres e crianças, cujos nomes raras vezes conhecemos, humanizam de forma determinante a nossa história partilhada, permitindo-nos redescobrir o mundo através dos seus olhos e estabelecer novas pontes entre o passado e o presente.
Mais informação sobre a Exposição: https://360.cascais.pt/pt/agenda/exposicao-invencao-do-estoril-historia-em-fotografia-1914-1955