A Villa Romana do Alto do Cidreira, em Cascais
Sinopse
É apresentada a historiografia do sítio arqueológico a partir do momento em que foi identificado por Francisco Paula e Oliveira, nos finais do século XIX, até à realização das primeiras campanhas de escavação científicas que puseram a descoberto a villa romana do Alto do Cidreira, ocorridas em 1980 e 1981.
Para este período de tempo refere-se ainda o achado avulso de uma máscara romana de terracota, com pequenas dimensões e elevado detalhe, identificada por Guilherme Cardoso.
Optaram os autores por incluir neste artigo uma primeira abordagem ao estudo da cultura material recolhida durante as escavações. Com principal incidência sobre a cerâmica, são apresentadas as várias tipologias de recipientes para o armazenamento e preparação de alimentos bem como as louças e outros recipientes de mesa. Confirmam assim a existência da villa romana com ocupação entre os meados do século I e o século V, autenticada através do estudo da cultura material, da qual dão conhecimento num apêndice com fotografias e ilustrações científicas das cerâmicas referidas ao longo do artigo.