Sinopse
Segundo volume da coleção Cascais, Tempos Antigos, correspondente à edição das atas do Colóquio Internacional Transformação e Mudança no Centro e Sul de Portugal, 3500 a 2000 a.n.e., que decorreu em Cascais, entre 6 e 9 de outubro de 2005.
Alargando o âmbito geográfico inerente à coleção, esta compilação de ensaios conta com a colaboração de mais de trinta investigadores, nacionais e estrangeiros, que assim contribuem para a divulgação de sítios arqueológicos inéditos ou alvo de novas leituras e interpretações, localizados em Portugal e Espanha.
Seguindo a mesma estrutura do Colóquio, a publicação encontra-se organizada em três secções: 1. Sítios, Paisagens e Diacronias; 2. O Sagrado, os Ritos e os Espaços da Morte; 3. A Sul e a Oriente, Novas Questões, Monumentos e Sítios. Como é referido pelos editores, o objetivo desta reunião científica, que se publica neste volume, foi “a análise dos processos de mudança da segunda metade do 4º milénio e do 3º milénio a.n.e. Centram-se no Centro e Sul de Portugal, mas ultrapassam as actuais fronteiras, para leituras cruzadas.”