Sinopse
Volume 3 da coleção Cascais, Tempos Antigos, da autoria de Victor S. Gonçalves, dedicado ao estudo da ocupação humana, em época pré-histórica, das grutas naturais do Poço Velho.
Localizada no centro da vila de Cascais, esta cavidade cársica foi explorada pela primeira vez em 1879, pelo geólogo Carlos Ribeiro, que detetou no seu interior vestígios arqueológicos que iam desde o Paleolítico Superior até à época moderna.
A monografia centra-se no período de ocupação mais intensiva desta gruta, correspondente ao final do 4º milénio e 3º milénio a.C. Ao longo dos três capítulos do livro, o autor permite-nos (re)descobrir este local, começando por recuperar a história do sítio, da sua identificação e das escavações de 1879 e 1945-1947, partindo depois para a descrição e análise meticulosa do espólio arqueológico aí recolhido. Na terceira parte, através de uma abordagem sintética, é feita uma leitura crítica das principais questões relativas aos vários conjuntos de artefactos, incluindo datações de radiocarbono e estabelecem-se comparações com outros sítios arqueológicos contemporâneos. Conclui-se com o inventário integral dos materiais e bibliografia comentada.