Sinopse
Obra publicada no âmbito da exposição Cascais há 5000 anos: espaços da morte das antigas sociedades camponesas, que decorreu no Museu Nacional de Arqueologia, entre maio de 2004 e fevereiro de 2005.
Com a colaboração de vários especialistas em diversas áreas, o comissário científico da exposição e coordenador editorial desta monografia, o Professor Victor S. Gonçalves, apresenta-nos uma obra de referência sobre a arqueologia pré-histórica do atual Concelho de Cascais e território envolvente.
A primeira parte inclui textos de síntese sobre a Geologia de Cascais e a visão dos geógrafos, da autoria de Miguel Magalhães Ramalho e de Suzanne Daveau, respetivamente. Na segunda parte, as antropólogas Ana Maria Silva e Nathalie Antunes-Ferreira analisam o espólio osteológico recolhido nas Grutas do Poço Velho, Necrópole de Alapraia e Grutas de S. Pedro do Estoril. Segue-se o capítulo dedicado às antigas sociedades camponesas, desde o Neolítico Antigo até ao Calcolítico, com dois textos de referência da autoria de António Faustino Carvalho e Ana Catarina Sousa. No capítulo seguinte, Victor S. Gonçalves faz uma abordagem aos Tempos, símbolos e espaços da morte de há 5000 anos, apresentando dados inéditos sobre algumas destas necrópoles. O volume termina com uma síntese da história da Arqueologia pré-histórica do concelho de Cascais, da autoria de António Carvalho.