Detalhes
Sinopse
Monografia que aborda a obra de Raul Lino em Cascais com particular destaque para a Casa de Santa Maria, uma das mais belas e importantes peças do património artístico de Cascais de 1900, construída em 3 fases distintas: 1902, 1914-15 e 1918 e classificada como Monumento de Interesse Público.
A obra de Raul Lino será profundamente marcada pela sua formação académica e prática que adquiriu na Alemanha e no atelier do professor Albrecht Haupt, um arquiteto alemão doutorado e especialista na arquitetura portuguesa do Renascimento.
É a partir dos inícios do Século XX, que Raul Lino vai projetar uma série de casas no Concelho de Cascais, nomeadamente no Estoril, Monte Estoril e Cascais, destacando-se as casas “marroquina” do seu amigo Alexandre Rey Colaço – a casa “Monsalvat” (1901); as casas de Silva Gomes e Jorge O’Neill (Casa de Santa Maria e Torre de S. Patrício) e ainda as casas de Jaime Batalha Reis, Eugénia Machado Ferreira, Rodrigo Peixoto, Vítor Schalk, Norberto Pedroso, entre muitas outras.